A Paraíba o tempo todo  |

Sudema fiscaliza comércio de lenha para fogueiras no período junino 

O mês de junho chegou com as tradições das festas juninas e entre elas estão as fogueiras. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Divisão de Florestas (Diflor) e Divisão de Fiscalização (DiFi),  está cadastrando e fiscalizando os vendedores que comercializam madeira durante todo o mês de junho dentro do estado da Paraíba. A ação tem por objetivo coibir o desmatamento das florestas e frear a utilização desordenada desses recursos.

O cadastro é feito diretamente na sede da Sudema, na  Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 181 – Tambiá; em Campina Grande, na Avenida Barão Rio Branco, 89 – Centro; e em Patos, na Rua Lima Campos, 740 – São Sebastião. Para requerer a licença, o comerciante deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração de origem da lenha.

O coordenador da Difi, Capitão Cunha, explica que durante a fiscalização, caso haja vendedores que estejam desenvolvendo a atividade ilegalmente, eles podem responder criminalmente. “São fiscalizados postos de venda já cadastrados anteriormente e se encontrada alguma irregularidade, é aplicado o rigor da lei. Quando os comércios ainda não são conhecidos pela Sudema e são flagrados na prática da venda, também são autuados, podendo pegar pena de detenção de 6 meses a um ano e multa”, observou.

No período junino do ano passado (2018), não foi flagrada qualquer irregularidade nas fiscalizações da Sudema, quanto à comercialização de fogueiras. Mas a população que notar alguma irregularidade na venda da madeira pode denunciar por meio dos números 3218-5591 e 98844-2191, ou entrar em contato com o Batalhão de Policiamento Ambiental pelo 190.

A Sudema ainda orienta que as fogueiras não sejam feitas próximas a áreas de vegetação e com fiação elétrica.

 

Secom

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe