O mês de junho chegou com as tradições das festas juninas e entre elas estão as fogueiras. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Divisão de Florestas (Diflor) e Divisão de Fiscalização (DiFi),  está cadastrando e fiscalizando os vendedores que comercializam madeira durante todo o mês de junho dentro do estado da Paraíba. A ação tem por objetivo coibir o desmatamento das florestas e frear a utilização desordenada desses recursos.

O cadastro é feito diretamente na sede da Sudema, na  Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 181 – Tambiá; em Campina Grande, na Avenida Barão Rio Branco, 89 – Centro; e em Patos, na Rua Lima Campos, 740 – São Sebastião. Para requerer a licença, o comerciante deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração de origem da lenha.

O coordenador da Difi, Capitão Cunha, explica que durante a fiscalização, caso haja vendedores que estejam desenvolvendo a atividade ilegalmente, eles podem responder criminalmente. “São fiscalizados postos de venda já cadastrados anteriormente e se encontrada alguma irregularidade, é aplicado o rigor da lei. Quando os comércios ainda não são conhecidos pela Sudema e são flagrados na prática da venda, também são autuados, podendo pegar pena de detenção de 6 meses a um ano e multa”, observou.

No período junino do ano passado (2018), não foi flagrada qualquer irregularidade nas fiscalizações da Sudema, quanto à comercialização de fogueiras. Mas a população que notar alguma irregularidade na venda da madeira pode denunciar por meio dos números 3218-5591 e 98844-2191, ou entrar em contato com o Batalhão de Policiamento Ambiental pelo 190.

A Sudema ainda orienta que as fogueiras não sejam feitas próximas a áreas de vegetação e com fiação elétrica.

 

Secom

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Julian Lemos evita rebater pequisa da Veja sobre rejeição às falas de Bolsonaro: “Não tenho nada a dizer”

O deputado federal paraibano Julian Lemos, do PSL, conhecido por ser um dos defensores ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), diferentemente de outras ocasiões em que, por qualquer ataque, tomava…

Rompimento entre prefeito e vice embaralha sucessão municipal em Brejo dos Santos

O Blog taanaraujohome.blogspot.com trouxe em sua página, neste final de semana, como andam as brigas políticas na cidade de Brejo dos Santos. Em uma entrevista extensão, o vice-prefeito admite rompimento…