A Paraíba o tempo todo  |

Análise: “Caso Moro” pode recair em Pensionistas e até no Bolsa Família 

Uma briga de egos entre o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra as mais diversas alas do Partido dos Trabalhadores e siglas de “esquerda” está em curso. Muito em função de questões ideológicas, pois é sabido que ônus e bônus no Congresso, entre deputados e senadores, está pautado em conveniências e “presentes” feudais oferecidos pelos que estão à frente da ferrovia de ferro, apenas para colocar um “eufemismo”  nas relações entre poderes.

É interessante saber que o Congresso poderá trancar a dita pauta (isto é) “legislar contra o povo”. Há um óbice sério, vindo de governos passados (aqui não apoio nem defendendo o atual), que é a tão propalada “Regra de Ouro”.

Na pratica, por esse mecanismo constitucional, o Executivo não pode contrair dívidas com a emissão de títulos do Tesouro Nacional para pagar despesas correntes, como salários, aposentadorias e benefícios sociais. Dilma Rousseff fez isso e foi pega. Resultado: veio o impeachment nas famosas “Pedaladas Fiscais”.

A única exceção é se houver a autorização do Congresso Nacional. Caso contrário, o presidente da República pode ser enquadrado no crime de responsabilidade fiscal, que pode embasar um pedido de impeachment. 

Com a crise do “Caso Moro”, o Congresso pede a presença do ministro Moro no Congresso para eventuais explicações, observar problemáticas ou não. Mas o problema maior reside na inconseqüência dos que estão à frente do governo de Bolsonaro, e dos que figuram o “Monte Everest” do Partido dos Trabalhadores. Nem Lula, nem Bolsonaro são maiores que nosso país. 

E caso não seja observado com esmero à problemática da emissão de títulos do Tesouro Nacional, sem rugas ou efeitos de poder, de imediato, pois o povo pagará mais uma vez. Seja ele de esquerda, direita, centro ou qualquer outra coisa que o classifique. Não haverá linhas de créditos para programas como o Bolsa Família.

Bolsonaro ameaça corta créditos para aposentados e pensionistas

“Com problemas de articulação no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro afirmou no último sábado (8), caso os parlamentares não aprovem projeto que libera crédito extra de R$ 248,9 bilhões ao governo, terá de suspender, a partir do dia 25 de junho, o pagamento de benefícios sociais. 
“Sem aprovação do PLN 4 pelo Congresso teremos que suspender o pagamento de benefícios a idosos e pessoas com deficiência já no próximo dia 25. Nos meses seguintes faltarão recursos para aposentadorias, Bolsa Família, PRONAF, Plano Safra”, publicou Bolsonaro no Twitter.

 

Eliabe Castor

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe