A Paraíba o tempo todo  |

Representante do Banco Mundial elogia ações do Paraíba Rural Sustentável

O gerente do Projeto Cooperar por parte do Banco Mundial, Maurizio Guadagni, elogiou as ações do Projeto Paraíba Rural Sustentável, o qual considera “muito ambicioso e importante para as áreas rurais do Estado da Paraíba”, adiantando que é prioridade para o Bird. Ele ressaltou que uma das ações que o BM vai trabalhar é a água, observando que é preciso utilizá-la bem como fator essencial para a sobrevivência.

Guadagni explicou que o projeto Paraíba Rural Sustentável tem três componentes práticos para o uso da água: o consumo humano, a agricultura e o armazenamento para prevenir a crise hídrica, e destacou a importância de trabalhar com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde se reuniu na última quinta-feira (9) com os técnicos daquele órgão discutindo e conhecendo as tecnologias por eles executadas. “É uma empresa que já tem capacidade existente no país e, com isso, pretendemos construir e criar juntos novas tecnologias para serem manuseadas pelo homem do campo”, ressaltou.

Liv Soares, chefe geral do órgão, disse para Maurizio Gaudagni e Omar Gama que “a tecnologia será o meio mais rápido para implantar mais projetos e um desafio muito importante para serem desenvolvidos pela Embrapa e pelo Projeto Cooperar. É impossível desenvolver a agricultura sem a mecanização”.

Com os técnicos da Embrapa a missão do Banco Mundial conheceu o funcionamento da mini-usina de beneficiamento de capim e algodão, além do laboratório de fibras e fio, onde fica exposto o algodão colorido. Na ocasião, o pesquisador de automação e pesquisa da produção, Odilon Reny e Waltemilton Cartaxo, analista de capacitação e organização da produção na agricultura familiar, apresentaram slides e disseram que “a mecanização não é sinônimo de desemprego, mas um avanço para o agricultor”.

O secretário executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, que acompanhava o representante do Banco Mundial, disse para os técnicos da Embrapa que a missão do Bird veio à Paraíba para, juntos, fazer os ajustes que deverão ser feitos para o início da execução do projeto. “E estamos aqui nesta empresa estatal para incrementar o projeto Paraíba Rural Sustentável que necessita da parceria e da contribuição da Embrapa nesse caso”, acentuou Omar.

Ele disse, ainda, que está buscando parcerias com diversos órgãos que já tenham determinadas tecnologias prontas além da Embrapa, a exemplo da Empaer, Sudema, Aesa e outras instituições que possam oferecer conhecimentos e fornecer tecnologias “o mais rápido possível para que venha melhorar exatamente a capacidade de o agricultor permanecer no campo em condições de sobreviver”.

O projeto, conforme ainda Omar Gama, vai atuar nos 222 municípios da Paraíba, com exceção de João Pessoa, que não é contemplado com o empréstimo do Banco Mundial. “A água e as alianças produtivas serão o grande foco do novo projeto”, confirmou. As técnicas Elisane Abrantes e Valdecy Freire, além do chefe de gabinete Marcílio Nóbrega e Francisco de Assis Delgado, gerente regional da Borborema com sede em Sumé, do Projeto Cooperar também estavam presentes na reunião.

PB Agora

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe