A Paraíba o tempo todo  |

Moradores temem o rompimento de barragem no Sertão da Paraíba e cobram conclusão da obra

A tragédia de Brumadinho que chocou o País, acendeu o sinal de alerta na Paraíba. Moradores do município de Sousa, no Sertão paraibano, estão temerosos quando a situação do açude de São Gonçalo, que abastece a cidade.

Eles temem que o açude estoure e cause um desastre na cidade, devastando inclusive, São Gonçalo. O alerta foi denunciado no JPB da TV Paraíba.

Eles relataram que uma obra de um dique, que está sendo realizada no sangradouro para adaptar o açude à transposição está a mais de um ano sem sua conclusão.

Para que o serviço fosse realizado, uma barreira de contenção foi construída temporariamente para impedir a saída da água do manancial, que atualmente está com 30% da capacidade máxima de armazenamento de água.

A obra se arrasta há dois anos por falta de repasses de recursos do Governo Federal. O temor é que a barreira de contenção se rompa caso haja muita chuva na região.

Uma reunião no Ministério Público conseguiu fechar um acordo e a empresa responsável pela obra se comprometeu a concluir a concretagem do dique até esta sexta e fechar a fenda até o dia 27 deste mês.

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), estabeleceu um prazo para concluir a obra.

Ontem, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, vai liberar R$ 3,27 milhões para a recuperação de quatro barragens da Paraíba. Os planos de ações do Ministério contam ainda com outras 135 barragens em 14 estados. Os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação das barragens de Santa Inês, Jatobá I, Escondido e São Mamede.

 

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe