A Paraíba possui mais um helicóptero à disposição das forças de segurança para atuar no combate à criminalidade, em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios. O Acauã 2, que possui prefixo PP–CPB pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi oficialmente entregue nesta quarta-feira (19), no Parque do Povo, em Campina Grande.

Na oportunidade, ainda foram entregues 36 medalhas e láureas para oficiais que se destacaram no cumprimento de suas funções. Entre os homenageados, estão dois soldados do 9º BPM que neutralizaram uma dupla de assaltantes que agia na região de Nova Floresta. Os soldados Santos e Souza Silva ganharam a Medalha de Serviços Distintos.

A nova aeronave da Paraíba ficará sediada na base 02 do Grupamento Tático Aéreo (GTA), em Campina Grande. Ela vai garantir que as ocorrências demandadas tenham sempre cobertura, já que a manutenção dos dois helicópteros da Paraíba será feita em momentos diferentes, assim, pelo menos um deles, estará disponível.

Para o governador Ricardo Coutinho, este momento representa mais um avanço na segurança pública da Paraíba, agregando valor a um projeto de segurança que busca combater a criminalidade e vem obtendo boas respostas. “Antigamente a Paraíba não tinha nenhum helicóptero, agora já possui dois. O novo Acauã vai auxiliar operações de repressão qualificada, de busca e salvamento, enfim, da mesma forma que o outro helicóptero, ele também irá contribuir muito para o trabalho das forças de segurança”, disse o governador.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, explicou que o Acauã 2 ficará com base em Campina Grande, mas poderá ser utilizado em todo o estado, de acordo com a demanda. “O Acauã 2 é mais avançado que o Acauã 1, porque tem mais tecnologia, maior autonomia de vôo e irá reforçar a segurança pública nessa região e em toda a Paraíba. É mais um investimento que vem para somar no combate à violência”, analisou.

“São investimentos constantes feitos pelo Governo do Estado visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade pela segurança pública. Este helicóptero vai ser mais um reforço para os profissionais da segurança e será usado também durante as eleições deste ano, auxiliando o policiamento preventivo”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

A comerciante Dayana Souza mora nas proximidades do Parque do Povo e foi ver de perto o novo helicóptero da Segurança Pública da Paraíba. “Eu acredito que o helicóptero vai ajudar muito o trabalho da polícia, porque do alto é possível perceber a ação dos bandidos ou então um acidente grave, com mais rapidez. Com certeza esse foi um investimento que vai valer a pena”, comentou.

Grupamento Tático Aéreo (GTA)

Criado pela Medida Provisória 221/2014 é formado por comandante, subcomandante, seção de operação, segurança operacional, instrutor de treinamento, supervisor de manutenção, gestor administrativo e apoio administrativo. Vai operar o helicóptero em regime de escala, diariamente. No GTA todos os oito responsáveis pelo trabalho com as aeronaves são policiais militares, civis e bombeiros militares.

Confira imagens da entrega:

Governo entrega Acauã 2 visando reforçar atuação das Forças de Segurança da Paraíba

Governo entrega Acauã 2 visando reforçar atuação das Forças de Segurança da Paraíba

Governo entrega Acauã 2 visando reforçar atuação das Forças de Segurança da Paraíba

Governo entrega Acauã 2 visando reforçar atuação das Forças de Segurança da Paraíba

Governo entrega Acauã 2 visando reforçar atuação das Forças de Segurança da Paraíba

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

População interdita BR-104 após morte de criança em rodovia na PB

Após mais um acidente fatal nas estradas paraibanas, populares interditaram a BR-104 entre as cidades de Remígio e Esperança.O protesto foi realizado após a morte de um menino de 8…

Pedido de anulação do jogo Náutico x Paysandu irá a julgamento, mas Série C não para

O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo César Salomão Filho, deu prosseguimento ao pedido do Paysandu de anulação do jogo contra o Náutico, no último domingo, nos Aflitos,…