A Paraíba o tempo todo  |

Tiros interrompem comício à véspera de eleição no Haiti

Atiradores interromperam o último comício de um carismático candidato à presidência no Haiti, aumentando a tensão à véspera da eleição de domingo (28) num país sofrendo com o cólera e a incerteza política.

Apoiadores do famoso artista da música popular haitiana Michel ‘Sweet Micky’ Martelly, assim como o candidato e sua família, correram em pânico quando tiros ecoaram e interromperam o comício em Les Cayes, uma cidade do sul do país, na sexta-feira, segundo sua campanha e testemunhas.

Jornais locais disseram que ao menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

Um porta-voz da ONU disse à Reuters que o incidente está sob investigação mas ele não confirmou a informação sobre a morte.

 

‘Michel estava caminhando no meio de uma multidão imensa quando vários tiros de uma arma automática foram dados na direção do grupo,’ disse a esposa de Martelly, Sophia, ao jornal Le Nouvelier.

 

O assesor de campanha de Martelly Antonio Sola disse à Reuters que o candidato não ficou ferido mas foi rapidamente levado para seu veículo blindado onde ele vestiu um colete à prova de balas.

O artista, uma estrela do ritmo haitiano Kompa, é um dos vários líderes das pesquisas numa campanha presidencial com 18 candidatos. A proximidade dos vários candidatos torna alta a possibilidade de um segundo turno em janeiro.

Sobre as eleições

Disputam a Presidência 19 candidatos, sendo que o apoio do presidente René Préval foi para o tecnocrata Jude Célestin, chefe da empresa estatal encarregada da reconstrução do país.

Célestin concorre com a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, a principal líder oposicionista, e acredita-se que os dois candidatos levem a disputa ao segundo turno, em 16 de janeiro.

Outro concorrente de peso é Michel Martelly, popular cantor haitiano.

Os eleitores vão escolher também 99 deputados e os ocupantes de 11 das 30 vagas do Senado.

(Com informações da BBC)

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe