O que busca Donald Trump e seu grupo econômico ao impor tarifas elevadas às principais economias do mundo, chegando até 25%? Países como China, Canadá, México e Brasil já sentem o impacto dessa ofensiva econômica dos Estados Unidos, liderada por Trump.
Estaria a economia americana escorregando pelas mãos de seus líderes, enquanto seus parceiros se aproveitavam dessa situação? Empresas americanas estariam deixando o país em busca de lucros mais fáceis em outros continentes? Diversos fatores estão em jogo e só o tempo poderá nos dar as respostas.
A verdade é que, sob esta nova gestão, os EUA tentam colocar a casa em ordem. E, como toda decisão vinda dos Estados Unidos impacta o mundo inteiro, no campo econômico não seria diferente. Nações como China e Canadá já falam em retaliações; até onde essas ameaças se concretizarão, só o tempo dirá.
Tenho um conselho para você e para mim: seja sensato nos últimos 10 meses deste ano, e gaste apenas o necessário. Tudo indica que enfrentaremos um período de dificuldades econômicas globais, assim como o Egito viveu há milhares de anos. Embora hoje não tenhamos José, o judeu, que foi levantado por Deus como governante e ministro naquele tempo para ajudar os necessitados, Deus continua no controle do mundo e está pronto para nos socorrer, se clamarmos e ouvirmos Sua voz.
Os preços nos supermercados e em outros comércios vão começar a evidenciar o que estou dizendo, mas lembre-se: não há mal que dure para sempre. Para sua reflexão, deixo o seguinte versículo: Êxodo 15:26 (Bíblia): “Se vocês ouvirem atentamente a Deus, Ele não trará sobre vocês nenhuma das calamidades que trouxe sobre os egípcios.”
Elcio Nunes
Cidadão Brasileiro
@elcionunes (Instagram)