A Paraíba o tempo todo  |

Pó verde: ovo vegetal quer tirar galinhas das gaiolas

 Um pó verde-claro, criado por uma empresa americana, pretende substituir o ovo em algumas receitas.

O Beyond Eggs (Além dos Ovos, em português), desenvolvido pela Hampton Creek, vem sendo chamado de ovo vegetal e tem como principal objetivo, de acordo com o fundador da empresa, Josh Tetrick, poupar milhões de galinhas.

De acordo com ele, as aves vivem em granjas "onde passam suas vidas inteiras em baterias de gaiolas -tão pequenas e superlotadas que não podem sequer abrir suas asas".

A empresa tem apoio financeiro de Bill Gates, fundador da Microsoft, e criou uma receita de "ovo artificial" que leva uma variedade de ervilha, outra de feijão, sorgo, óleo de girassol e de canola, além de outros ingredientes naturais.

Entre as características ressaltadas por Tetrick, está o fato de o ovo vegetal ser livre de colesterol e de salmonela, uma bactéria encontrada na casca que, se ingerida, pode causar intoxicação alimentar.

Uma das formulações do pó pode ser utilizada para substituir ovos em produtos assados, como biscoitos. Outra, em molhos e maionese, por exemplo. Tanto os biscoitos como a maionese começarão a ser vendidas em março do ano que vem pela Hampton Creek nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, ainda neste ano duas outras grandes companhias alimentícias americanas começarão a usar o Beyond Eggs, mas os nomes não foram revelados.

No futuro, Tetrick espera desenvolver um produto líquido, que possa ser usado para fazer ovos mexidos, assim como expandir as atividades da empresa internacionalmente, em países como Brasil, China e Nigéria.

Sobre o gosto, Tetrick afirma que o ovo não fica tão evidente na receita, o que ressalta o sabor de outros elementos. "Você sente mais o gosto do chocolate no biscoito, por exemplo. E a maioria das pessoas também prefere o gosto da nossa maionese", diz.

 

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe