A Paraíba o tempo todo  |

Paraibano é prata em competição internacional

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) uma importante conquista internacional. A medalha de prata da Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (International Mathematics Competition – IMC 2009), realizada em Budapeste, na Hungria, ficou com o aluno do curso de graduação em Engenharia Elétrica, Felipe Gonçalves Assis.

Felipe nasceu em Campina Grande, é filho do cajazeirense Gutemberg Assis e neto de Mozart de Souza Assis, um dos mais importantes empresários ddo Sertão Paraibano..

A IMC 2009, promovida pela Universidade de Londres em parceira com universidades húngaras reuniu estudantes de mais de 170 universidades e 43 países. Consiste em duas sessões de 5 horas cada, nas quais os participantes deviam resolver problemas de álgebra, análises, geometria e combinatória.

“A excepcional conquista de Felipe premia seu talento, inteligência e dedicação aos estudos. Trata-se de um reconhecimento internacional ao mérito do estudante, mas que acaba projetando mais uma vez, além-fronteiras, o nome da nossa universidade, do CEEI (Centro de Engenharia Elétrica e Informática) e do nosso curso de Engenharia Elétrica”, comemora o professor Mário Araújo Filho.

Segundo o coordenador do curso, Talvanes Oliveira, o estudante de 19 anos sempre se destacou pelo alto desempenho, não só no curso como em todos os eventos que participa. “Pode ser considerado um verdadeiro colecionador de títulos”, brinca.

Histórico surpreendente

Realmente, o histórico das premiações de Felipe Gonçalves em olimpíadas científicas é surpreendente. Além da medalha de prata recém-conquistada na Hungria, registra ainda a medalha de prata da XI Olimpíada Internacional de Astronomia, realizada em 2006, na Índia; ouro nas olimpíadas brasileiras de Física (2004), Biologia (2006) e Astronomia (2003, 2004, 2005 e 2006) e na Olimpíada Paraibana de Física (2005).

Medalhas de prata nas olimpíadas brasileiras de Matemática (2001, 2003 e 2008) e Física (2005), e Norte/Nordeste de Química (2006), além das medalhas de bronze das olimpíadas brasileiras de Matemática |(2006) e Química (2006).

De 2000 a 2006, o estudante também conquistou todas as medalhas de ouro da Olimpíada Campinense de Matemática, bem como a da Olimpíada Pessoense de Matemática, em 2005. Felipe ainda é membro do Comitê Científico e Didático da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), desde 2006.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe