A Paraíba o tempo todo  |

Paquistão suspende toque de recolher para permitir fuga de civis

O governo do Paquistão anunciou que irá suspender por sete horas neste domingo (10) o toque de recolher imposto no vale de Swat, no noroeste do país, para que a população civil possa deixar a região, palco de confrontos entre as forças armadas e militantes do Taleban.

De acordo com o governo, o toque de recolher será suspenso entre as 6h e as 13h deste domingo (no horário local) para que os moradores das cidades de Kambar e Raheemabad possam deixar a zona de conflito.

O governo disse que, durante esse período, será permitida somente a saída de pessoas, e ninguém poderá entrar no vale de Swat. Também informou que serão instalados campos de refugiados nas cidades de Peshawar e Naushara.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), os recentes conflitos no noroeste do Paquistão já obrigaram mais de 500 mil pessoas a deixar suas casas. Essas pessoas, disse a ONU, deverão se somar a outras 550 mil que abandonaram a região desde agosto de 2008.

Um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados disse que esta pode se transformar em uma das piores crises de refugiados internos do mundo.

"Sobrevivência"

Segundo analistas, o anúncio do governo indica que os confrontos na região deverão se intensificar nos próximos dias.

Neste sábado, o primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, disse que o Exército está lutando "pela sobrevivência do país".

Mais de 15 mil soldados paquistaneses foram deslocados para a região. O Exército disse que 55 militantes foram mortos no sábado e outros 140 em confrontos anteriores.

As informações, no entanto, não puderam ser confirmadas de forma independente, devido a problemas de comunicação na região, que está sem linhas telefônicas.

Segundo o correspondente da BBC em Islamabad Mark Dummett, o governo paquistanês espera obter uma rápida vitória sobre os militantes, enquanto ainda conta com o apoio da população.

 

 

 

 

Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe