A Paraíba o tempo todo  |

Papa Francisco celebra missa em Abu Dhabi diante de milhares de fiéis

O Papa Francisco celebrou uma missa ao ar livre diante de milhares de fiéis em um estádio de Abu Dhabi nesta terça-feira (5), no último dia de sua visita histórica aos Emirados Árabes Unidos. Essa é a primeira vez que um pontífice visita a Península Arábica.

De acordo com a agência France Presse, quase 170 mil pessoas se reuniram no estádio Zayed Sports City, onde o papa chegou a bordo em um carro conversível.

Na segunda-feira (4), o Papa Francisco participou de um encontro internacional inter-religioso e defendeu que justificar "o ódio e a violência" em nome de Deus é "uma grave profanação".

Ele também teve um encontro com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, homem forte do reino, que se orgulha da "coexistência pacífica" entre as religiões em seu país.

O papa chegou no domingo (3) a Abu Dhabi. No início da visita, o papa participou de uma cerimônia militar: caças sobrevoaram o gigantesco palácio presidencial, liberando uma fumaça amarela e branca, cores da bandeira do Vaticano.

Na segunda-feira, o pontífice se reuniu com o grande imã sunita de Al-Azhar, o xeque Ahmed al-Tayeb, que preside o "Conselho Muçulmano dos Anciãos" — fundação que promove a paz. Após o encontro, o papa afirmou em discurso que "não há violência que possa ser religiosamente justificada".

 

Os países localizados Península Arábica, como os Emirados Árabes Unidos, têm o islamismo como religião oficial.

Depois de declarar 2019 "Ano da Tolerância", o papa escolheu o país como destino, porque o governo se orgulha de ter uma população de mais de 85% de expatriados de todas as nacionalidades e religiões.

Cerca de um milhão de católicos vivem nos Emirados Árabes Unidos, o que equivale a cerca de 10% de sua população. Praticamente todos os católicos do país são trabalhadores estrangeiros – em sua maioria imigrantes asiáticos vindos das Filipinas e da Índia, segundo descrição da Santa Sé.

A presença de locais de culto cristãos frequentados por estrangeiros no país é tolerada, na condição que estes sejam discretos e evitem o proselitismo. As celebrações públicas, porém, são proibidas.

Iêmen

No entanto, o país é criticado por ONGs por sua intervenção militar no Iêmen desde 2015, ao lado da Arábia Saudita, para conter os rebeldes huthis.

Antes de chegar em Abu Dhabi, o papa pediu aos países que atuam no conflito no Iêmen que "promovam de maneira urgente o respeito aos acordos estabelecidos". O país enfrenta a pior crise humanitária do planeta da atualidade.

As Nações Unidas estão tentando implementar um cessar-fogo no porto de Hodeidah, o principal do Iêmen, que é essencial para a entrega de ajuda internacional. A trégua pode abrir caminho para negociações de paz.

 

G1

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe