A Paraíba o tempo todo  |

Papa alerta que dinheiro subjuga o mundo e impede a paz

O papa Francisco advertiu nesta terça-feira (7) que o dinheiro subjuga todo o mundo e dificulta a paz, na mensagem dedicada à Quaresma, o período que precede a Semana Santa, e que foi divulgada nesta terça.

"Em vez de instrumento ao nosso dispor para fazer o bem e exercer a solidariedade com os outros, o dinheiro pode-nos subjugar, a nós e ao mundo inteiro, numa lógica egoísta que não deixa espaço para o amor e dificulta a paz", escreve o pontífice.

Francisco escolheu para esta ocasião a parábola do homem rico e do pobre Lázaro para mostrar como é possível alcançar "a verdadeira felicidade e a vida eterna". Ele explica que o primeiro convite que esta parábola faz "é o de abrir a porta do nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom, seja ela o nosso vizinho ou o pobre desconhecido".

O texto do pontífice também adverte que "este é o motivo principal da corrupção e uma fonte de invejas, contendas e suspeitas".

"Para o homem corrompido pelo amor das riquezas, nada mais existe além do próprio eu e, por isso, as pessoas que o rodeiam não estão sob a alçada do seu olhar. Assim o fruto do apego ao dinheiro é uma espécie de cegueira: o rico não vê o pobre esfomeado, chagado e prostrado na sua humilhação", lamenta o pontífice.
Outro problema do rico nesta parábola é o de "não dar ouvidos à Palavra de Deus (…) e, consequentemente, a desprezar o próximo".

"Amados irmãos e irmãs, a Quaresma é o tempo favorável para nos renovarmos, encontrando Cristo vivo na sua Palavra, nos sacramentos e no próximo (…) Rezemos uns pelos outros para que, participando na vitória de Cristo, saibamos abrir as nossas portas ao frágil e ao pobre", pede.

G1.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe