Por pbagora.com.br

Empresa injetou no duto do vazamento mistura de cimento e lodo pesado.
BP afirma que pode fechar definitivamente poço ainda esta semana.

A companhia petrolífera British Petroleum (BP) informou nesta quarta-feira (4) que a operação para fechar definitivamente o poço danificado no Golfo do México funcionou.

Em comunicado, a empresa diz que a operação, denominada "static kill" (eliminação estática), iniciada na terça (3), tinha sido concluída com êxito, o que representa "um grande passo" para conseguir bloquear definitivamente o vazamento de petróleo.

Desde a explosão e afundamento da plataforma "Deepwater Horizon", em 20 de abril, as tentativas de limpeza e contenção do vazamento conseguiram captar cerca de 800 mil barris de petróleo que vazaram pelo poço, de um total de aproximadamente 4,9 milhões, no maior desastre ambiental da histíoria americana.

""

Imagem de câmera da empresa BP mostra as máquinas na operação para vedar vazamento (Foto: Reuters)A operação consistiu em empurrar o petróleo que vaza do poço até seu lugar original, mediante a injeção de cimento e lodo pesado. Segundo a BP, a pressão do poço está controlada pela pressão hidrostática dessa mistura de cimento e lodo, e é o "resultado desejado" do processo iniciado na terça.

A companhia acrescentou que supervisionará o poço danificado, e não descartou que possam ser necessárias mais injeções da mistura.

A companhia petrolífera acredita que pode dar por finalizado o fechamento do poço ainda nesta semana se não se houver contratempos.

 

G1

Notícias relacionadas

Saiba se sua conta foi uma das 533 milhões que vazaram do Facebook

Mais uma vez o Facebook teve sua segurança quebrada e dados pessoais de 533 milhões de contas ficaram disponíveis na internet. Números de telefone, e-mais, endereços e outras informações ficaram…