A Paraíba o tempo todo  |

Mandela aparece de surpresa em comício do CNA

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela apareceu inesperadamente neste domingo no último comício do CNA (Congresso Nacional Africano, partido de Mandela) antes das eleições.

Vestindo a camisa do partido, Mandela, de 90 anos, foi aplaudido pelos eleitores antes do discurso de Jacob Zuma, líder do CNA.

A expectativa é de que Zuma seja eleito o novo presidente da África do Sul nas eleições da próxima quarta-feira, as mais concorridas desde o fim do Apartheid no país, em 1994.

O partido Cope (Congresso do Povo) – formado por uma dissidência do CNA há quatro meses – também realizou seu último comício antes das eleições, na província de Limpopo.

Segundo as últimas pesquisas de opinião, o partido pode conquistar 15% dos votos.

Dura disputa

A rara aparição pública de Mandela – que entrou no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, ao lado de Zuma em um carrinho de golfe – é vista como um claro endosso à candidatura do líder do CNA.

Mandela pediu ao CNA que se lembre que sua principal tarefa é erradicar a pobreza e construir uma sociedade unida e não racial.

"Enquanto lutamos para garantir uma vitória decisiva para nossa organização, temos que nos lembrar de nossa primeira tarefa. É erradicar a pobreza e garantir uma vida melhor para todos", disse Mandela em uma breve mensagem pré-gravada, tocada enquanto ele estava no palanque.

"O CNA tem a responsabilidade histórica de liderar nosso país e ajudar a construir uma sociedade unida e não racial", acrescentou ele.

O CNA espera repetir o resultado de cinco anos atrás, quando se elegeu com a maioria de dois terços do parlamento, mas desta vez a disputa deverá ser mais dura.

No sábado, milhares de pessoas compareceram a uma reunião do partido oficial da oposição – a Aliança Democrática – na Cidade do Cabo.

"Todo voto conta nesta eleição", disse a líder Helen Zille aos eleitores. "Cada voto, porque o seu voto pode ser aquele que vai manter o CNA abaixo da maioria de dois terços e o seu voto, o seu voto pode muito bem ser aquele que vence o Oeste da Cidade do Cabo para a AD."

A Aliança Democrática teme que se o CNA obtiver a maioria de dois terços novamente, poderá usá-la para mudar a constituição e influenciar a independência do sistema judicial do país.

Zille também fez referências frequentes às acusações de corrupção e chantagem apresentadas contra Zuma – que ele nega e das quais foi inocentado no início do mês.

A Comissão Eleitoral Independente informou que mais de 23 milhões de pessoas, entre elas 16 mil sul-africanos vivendo fora do país, se registraram para votar nessas eleições, que estão sendo vistas como as mais importantes desde o fim do Apartheid.

BBC

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe