A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 50 mil são evacuados por chuvas na China e Coreia

O rio Yalu, fronteira natural que separa China e Coreia do Norte, transbordou por conta das intensas chuvas, inundou parte da cidade chinesa de Dandong, provocou o desaparecimento de três pessoas e obrigou a evacuar a 51 mil moradores.

Segundo informou neste sábado a agência oficial Xinhua, a inundação derrubou 230 imóveis e cortou a energia elétrica e as comunicações em algumas partes da cidade, que fica na província de Liaoning. A força da água do rio Yalu rompeu um dique próximo a Dandong por volta das 7h deste sábado (20h de sexta-feira em Brasília), mas uma segunda barragem evitou a inundação da zona central da cidade.

No entanto, não se sabe se as inundações pelo transbordamento do Yalu afetaram também o lado norte-coreano. A passagem entre Dandong e Sinujiu, na Coreia do Norte, é a principal via de comunicação por terra com o exterior e uma rota comercial vital para o isolado regime norte-coreano.

A zona nordeste da China acumula nos últimos dias precipitações de mais de 600 litros de água por metro quadrado, o que fez o caudal dos rios aumentar até níveis extremos. O Centro Nacional de Meteorologia da China alertou neste sábado que as chuvas fortes continuarão nas próximas 24 horas em Liaoning e na província vizinha de Jilin.

O país asiático vive sua pior temporada de inundações em 12 anos, com mais de 3.400 mortos e desaparecidos desde o início das chuvas, em maio, com danos comparáveis aos causados pelas cheias dos rios Yang Tsé e Songhua em 1998, que ocasionaram mais de 4 mil mortes e deixaram 140 milhões deslocados.
 

 

Terra 

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe