A Paraíba o tempo todo  |

Líder supremo outorga poderes a Ahmadinejad para seu segundo mandato

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, assinou, nesta segunda-feira (3), em Teerã, a ordem que ratifica o segundo mandato presidencial de Mahmoud Ahmadinejad em um ato protocolar. O juramento como presidente vai acontecer no Parlamento na próxima quarta-feira (5).

 

Segundo a televisão oficial iraniana, o ato foi celebrado na mesquita xiita Imame Khomeini, com a presença dos chefes dos três poderes, integrantes do Conselho de Guardiães, membros do Parlamento islâmico e outras autoridades civis e militares, assim como o corpo diplomático credenciado em Teerã.

 

"Os iranianos votaram a favor da luta contra a arrogância, para combater a obreza e estender a justiça", indicou Khamenei, segundo a televisão Al-Alam.

 

No entanto, destaca-se a ausência do chefe da Assembleia de Especialistas, o aiatolá Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, e proeminentes personalidades reformistas, como o ex-presidente iraniano Mohamad Khatami.

 

Apesar dos protestos e distúrbios causados pelos resultados – com pelo menos 20 mortos, segundo números oficiais, e uma centena, segundo outras fontes não oficiais, além de milhares de detidos -, Ahmadinejad foi declarado o vencedor das eleições realizadas em 12 de junho.

 

O artigo 110 da Constituição iraniana estabelece que o presidente eleito deve receber a aprovação do líder supremo iraniano, ato que foi encenado perante as mais importantes autoridades da República Islâmica.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe