A Paraíba o tempo todo  |

Israel lança ataque sem precedentes contra Irã; saiba o que aconteceu

Foto: Arash Khamooshi/The New York Times

O governo israelense lançou o que chamou de “ataques preventivos” contra o Irã, em meio ao acirramento das tensões no Oriente Médio, e alertou sua população para uma retaliação com “mísseis e drones” vindos do território iraniano.
Israel lançou um ataque sem precedentes contra o Irã na manhã de hoje, sexta-feira (13/06), visando o centro do programa nuclear do país e altos líderes militares.

Segundo a imprensa internacional, o Irã iniciou sua retaliação logo em seguida, aumentando novamente os temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio, enquanto países ao redor do mundo pedem a ambos os lados que reduzam a tensão.

Israel utilizou 200 caças em seu ataque, lançando mais de 330 “munições diversas” e atingindo mais de 100 alvos em todo o Irã, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês).

Segundo Israel, o alvo da operação intitulada “Nação de Leões” é o programa nuclear do Irã, além de instalações ligadas ao programa de mísseis balísticos.  A ofensiva teve ainda como alvo os principais líderes militares do Irã, assim como cientistas nucleares de alto escalão, conforme uma fonte de segurança israelense.

A maior instalação de enriquecimento de urânio do Irã, a instalação nuclear de Natanz, foi atingida – mas não houve nenhum aumento nos níveis de radiação detectado, afirmou o órgão de vigilância nuclear da ONU.

Diversos militares iranianos de alto escalão foram mortos nos ataques. Entre eles, está o General Hossein Salami, o poderoso comandante-chefe da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã; o Major-General Mohammad Bagheri, o oficial militar de mais alta patente do Irã; e o ex-chefe de segurança nacional do Irã, Ali Shamkhani.

Redação

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Incoerências do BRICS e de Lula

    Os membros plenos do BRICS são Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe