A Paraíba o tempo todo  |

Irã leva mais um grupo de manifestantes a julgamento

Começou neste sábado, em Teerã, o julgamento do segundo grupo de ativistas e manifestantes que participaram dos protestos após as eleições presidenciais de junho.

Entre os acusados de crimes como conspiração, coleta de informações e desordem, estão uma professora francesa e funcionários das embaixadas britânica e francesa em Teerã.

Na semana passada, mais de cem pessoas compareceram diante do tribunal por terem participado das manifestações após o pleito.

Repercussão

O governo francês diz que as acusações contra a professora francesa Clotilde Reiss, de 23 anos, são completamente infundadas. Ela foi presa no início de julho, quando se preparava para deixar o Irã, depois de passar cinco meses trabalhando em uma universidade.

Uma mulher iraniana que trabalha na embaixada francesa em Teerã também está sendo julgada, mas não foi identificada.

O Ministério do Exterior da Grã-Bretanha disse que o julgamento do funcionário de sua embaixada Hossein Rassam, de nacionalidade iraniana, é inaceitável e viola garantias dadas anteriormente por representantes do governo iraniano. Ele estaria sendo acusado de espionagem.

Confissão

Grupos de direitos humanos dizem que centenas de pessoas, incluindo políticos oposicionistas, jornalistas, ativistas e advogados foram presos no Irã desde as eleições.

O pleito manteve o presidente Mahmoud Ahmadinejad no poder, mas a oposição insiste que houve fraude.

No julgamento da semana passada, alguns dos acusados fizeram confissões públicas, dizendo que inventaram as reclamações em relação ao pleito para provocar confusão.

Mas o procurador-geral do Irã, Ghorban Ali Dori Najafabadi, disse que as confissões não serão a única coisa a ser levada em conta. Segundo ele, apesar de elas terem sido obtidas de forma legal, o sistema judicial iraniano também vai considerar as fichas dos suspeitos e as provas apresentadas ao tribunal.
 

BBC

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe