A Paraíba o tempo todo  |

Internauta é condenado por publicações preconceituosas

 Um internauta que publicou frases preconceituosas na internet contra habitantes do Rio de Janeiro e das regiões Norte e Nordeste após a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais de 2014 foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão. A pena, no entanto, foi substituída por prestação de serviços à comunidade de uma hora por dia de condenação e pagamento de uma multa de dois salários mínimos.

Após a eleição, o internauta criticou cariocas e moradores das regiões Norte e Nordeste pela vitória que a candidata petista obteve na eleição nesses locais. Além de uma série de xingamentos com teor preconceituoso, disse que os moradores dessas regiões posteriormente iam a São Paulo por ajuda “na hora de pedir comida, teto, saúde […]”.

Durante o processo, o réu assumiu a autoria e alegou que o motivo foi o grande número de votos que a ex-presidente Dilma Rousseff obteve nas regiões e na cidade do Rio de Janeiro. O réu disse que os xingamentos preconceituosos foram um desabafo e que não teria nenhum tipo de preconceito contra tais habitantes. Para se defender, o internauta disse que tem “amigos e familiares da esposa no Estado da Bahia”. Nas suas publicações, chegou a chamar os moradores do Norte, Nordeste e do Rio de Janeiro de “povinho”, acompanhado de outro xingamento.

Na decisão, no entanto, os motivos não foram aceitos. Segundo a sentença, “o contexto político da época apenas serviu de pano de fundo para o desenrolar dos fatos, ocorrendo inequívoco abuso do direito de liberdade de expressão por parte do réu”. A decisão considerou que as declarações não fazem parte do legítimo debate político por externarem opiniões preconceituosas e discriminatórias capazes de atingir a honra objetiva de pessoas vinculadas às regiões citadas.

Redação com Globo

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe