A Paraíba o tempo todo  |

Incêndio atinge catedral de Notre Dame, em Paris; prédio passava por reformas

A famosa catedral Notre Dame, em Paris, foi atingida por um incêndio nesta segunda-feira (15), segundo informações do Corpo de Bombeiros da França.

A fumaça pode ser vista saindo do topo da catedral medieval, disse uma testemunha a Reuters. De acordo com os registros, o fogo tomou conta do sótão da igreja.

O porta-voz da Notre Dame, André Finot, afirmou ao jornal New York Times, que o incêndio começou no fim da tarde, por volta das 18h50 (horário local). A torre central da catedral caiu durante o incêndio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma grande operação está em andamento. A causa do incêndio ainda é desconhecida e não se sabe se há feridos no local. A catedral passa por um processo de restauração em sua torre estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões), de acordo com a À rede de notícias britânica BBC, autoridades relataram que o fogo pode ter começado por conta de reformas que estavam sendo feitas na catedral. Na última sexta-feira (12), 16 estátuas que adornam os telhados do monumento foram retiradas para restauração. 

""

A polícia francesa está tratando do incêndio como um acidente. A prioridade é retirar os turistas que estavam dentro da catedral.

Nas redes sociais, há imagens e vídeos que mostram a dimensão do estrago que tomou conta do monumento histórico mais visitado da Europa.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, pediu em seu perfil no Twitter que os cidadãos respeitem os perímetros de segurança. Segundo ela, “os bombeiros estão tentando controlar as chamas”.

“Um terrível incêndio está em curso na catedral de Notre-Dame em Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local com a diocese de Paris. Peço a todos que respeitem o perímetro de segurança”, escreveu.

Kaissia Rouan, turista que estava no parque adjacente à catedral, afirmou à EFE que, “quando os bombeiros chegaram, já havia muitas chamas que saíam do telhado”.

“Vimos muita fumaça, pensávamos que era por causa das obras que estão sendo feitas. Cada vez havia mais, então fomos para a parte da frente e nos retiraram para evitar que a fumaça nos afetasse. Vimos as chamas saírem da catedral. É muito triste”, contou, visivelmente abalada.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também utilizou a rede social para lamentar o incêndio: “Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensando por todos os católicos e por todos os franceses. Como todos somos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós queimar.”

 

EXAME

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe