A Paraíba o tempo todo  |

Em pronunciamento, Trump diz que Irã parece estar recuando

Após os ataques contra bases americanas, o Irã parece estar recuando, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (8).

Ele também afirmou que enquanto ele for presidente, o Irã nunca poderá ter arma nuclear. Disse também que vai impor novas sanções. Veja o resumo do que ele falou.

  • Nenhum americano ou iraquiano morreu durante os ataques de terça-feira (7) e os danos foram “mínimos”;
  • As forças dos EUA estão “preparadas para tudo”;
  • Ele vai impor novas sanções econômicas que vão continuar “até que o Irã mude seu comportamento”;
  • Os países que ainda estão no acordo nuclear (Alemanha, China, Reino Unido, Rússia e França) devem abandoná-lo;
  • O Irã é o principal patrocinador de terrorismo no mundo, e a busca por armas nucleares ameaça o mundo civilizado. “Nunca deixaremos isso acontecer”;
  • Qassem Soleimani, que os EUA mataram na semana passada, era responsável pelas piores atrocidades cometidas pelo regime iraniano e estava planejando novos ataques quando foi assassinado –”ele [Soleimani] deveria ter sido eliminado há muito tempo”;
  • Ele vai pedir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para ter um papel mais ativo no Oriente Médio;
  • Os EUA aumentaram a sua produção de óleo e gás, é o maior do mundo nesse campo e não depende mais tanto do Oriente Médio para esses recursos;
  • Os americanos e os iranianos têm um inimigo em comum, o Estado Islâmico, e os dois deveriam trabalhar em conjunto nessa e em outras prioridades

Ataque iraniano

Duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas foram atingidas por mísseis iranianos na noite de terça (7) – madrugada de quarta (8) no horário local.

“Eu estou feliz por informar que o povo americano deve estar grato e feliz. Nenhum americano foi atingido, não sofremos perdas, nossos soldados estão seguros e só danos mínimos aconteceram nas nossas bases”, disse ele.

Na noite de terça-feira (7), após os ataques, Trump afirmou que iria se pronunciar sobre o caso na manhã de quarta (8). Antes de falar, ele aguardou uma avaliação sobre os danos causados pelo ataque.

Poucas horas após a ação iraniana, o mandatário afirmou em uma rede social que “está tudo bem”.

“Mísseis foram lançados do Irã em duas bases militares localizadas no Iraque. A avaliação das perdas e danos acontecem agora. Até o momento, está tudo bem! Nós temos [a força] militar mais poderosa e bem equipada em qualquer lugar do mundo, de longe!”, ele publicou.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe