A Paraíba o tempo todo  |

Documentos de Bin Laden revelam fraquezas da Al Qaeda

De acordo com jornal, líder terrorista estava preocupado com finanças da organização

Os documentos recolhidos no complexo onde foi localizado Osama bin Laden em maio, no Paquistão, demonstram que o líder da organização terrorista Al Qaeda estava preocupado com a situação financeira da rede e com os ataques de aviões não tripulados dos Estados Unidos, revelou nesta sexta-feira (1º) o Washington Post.

Segundo o diário, que cita autoridades que trabalham na equipe de investigação criada para analisar os documentos apreendidos no dia 2 de maio, durante o ano passado Bin Laden enviou e-mails expondo sua preocupação.

De fato, o terrorista estava tramando maneiras para que a rede reafirmasse sua força e aprovou a criação de uma unidade de contra-inteligência para afastar traidores e espiões de dentro da organização.

De acordo com os documentos, poucos meses antes da Primavera Árabe, Bin Laden advertiu seus filiados no Iêmen e em outros lugares de que era muito cedo para criar um Estado islâmico, argumentando que não havia suficiente apoio regional à Al Qaeda para justificar tímidos passos em direção ao restabelecimento do califado.

Os analistas da CIA e de outras agências estão estudando minuciosamente os arquivos acumulados durante anos por Bin Laden, o que usarão para recriar um novo retrato e uma ideia mais real da Al Qaeda e de seu fundador.

As autoridades afirmam que o material seguirá fornecendo informações sobre a organização terrorista nos próximos anos, embora o grosso do trabalho já esteja feito.

"Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."


R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe