A Paraíba o tempo todo  |

Coréia do Norte prepara foguete e faz ameaças ao Japão

A Coreia do Norte prepara e abastece o foguete que lançará, nos próximos dias "um satélite de telecomunicações", segundo informam as agências de notícias Reuters e Associated Press, citando uma reportagem da rede CNN.

Fontes da segurança dos EUA disseram à Reuters que as informações disponíveis mostram que o lançamento pode ocorrer neste sábado (4).

Nesta quinta-feira (2), o alto comando militar da Coreia do Norte ameaçou adotar represálias contra qualquer tentativa de minar o lançamento, afirmou um comunicado transmitido pela agência do regime comunista, KCNA.

"Nossas Forças Armadas Revolucionárias não hesitarão em adotar represálias, caso forças hostis mostrem o mínimo sinal de estar preparando a derrubada de nosso satélite", afirma o comunicado.

"Se o Japão perder o sangue frio e atacar nosso satélite pacífico, o Exército do povo fornecerá uma tempestade de fogo em forma de represálias não apenas contra o armamento antimíssil já deslocado, e sim contra contra as instalações japonesas".

O documento também adverte os Estados Unidos para a "retirada imediata de suas Forças Armadas se desejam evitar danos."

A Coreia do Norte anunciou que colocará em órbita entre 4 e 8 de abril "um satélite de telecomunicações", que deve sobrevoar o norte do arquipélago japonês.

No entanto, os Estados Unidos e seus aliados asiáticos suspeitam que o lançamento seja uma tentativa de dissimular um teste experimental do míssil de longo alcance Taepodong-2, em tese com capacidade para alcançar o Alasca.

Japão reage

O Japão anunciou que vai pedir uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU se o lançamento for realmente feito, disse o embaixador do país na ONU, Yukio Takasu.

O Japão já deslocou um sistema antimíssil para tentar derrubar qualquer míssil que possa cair em seu território.

Fonte: G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe