A Paraíba o tempo todo  |

Combates no Iêmen deixam 540 mortos e 1,7 mil feridos, segundo a OMS

 Os números da OMS são relativos ao período de 19 de março a 6 de abril, disse um porta-voz da organização, Christian Lindmeier, em coletiva de imprensa em Genebra.

 

“Pelo menos 74 crianças foram mortas e 44 feridas desde 26 de março”, disse um porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Christophe Boulierac, acrescentando que um milhão de crianças não podem ir à escola devido ao conflito.

 

Equipes do Unicef estão no local para tentar determinar as circunstâncias dessas mortes, observou o porta-voz, afirmando que o balanço se refere a “vítimas diretas de armas” e vítimas de “consequências indiretas do conflito”, como a falta de água potável e material médico.

 

O conflito no Iêmen acentuou-se em fevereiro com a tomada da capital, Sanaa, pelas milícias xiitas huthis, aliadas do ex-presidente Ali Abdallah Saleh e apoiadas pelo Irã, a fuga do atual presidente Abd Rabbo Mansur Hadi para a segunda maior cidade do país, Aden, e, perante o avanço dos rebeldes para a Arábia Saudita.

 

O avanço dos rebeldes tem enfrentado a resistência dos combatentes dos comités populares leais ao atual presidente e, desde 26 de março, de uma coligação de países árabes liderada pela Arábia Saudita.

 

Segundo uma porta-voz da Cruz Vermelha em Sanaa, Marie-Claire Feghali, a situação humanitária no país é “muito crítica” e, em Aden, onde se registam violentos combates todos os dias, “catastrófica”.

 

O país, explicou a porta-voz, “importa 90% dos produtos alimentares” e, com o conflito, as ligações aéreas e marítimas foram cortadas e as infraestruturas estão danificadas.

 

“O mínimo que podemos dizer é que a situação é catastrófica em Aden, onde a guerra se instalou em todos os cantos da cidade, falta comida, água e eletricidade e 800 mil moradores não conseguem sequer fugir”, disse Marie-Claire.

 

IG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe