A Paraíba o tempo todo  |

Arnold Schwarzenegger deixa governo da Califórnia

Arnold Schwarzenegger deixa nesta segunda-feira seu cargo de governador da Califórnia, sem nada revelar sobre seus projetos futuros, após sete anos à frente do Estado mais povoado e rico dos Estados Unidos. O democrata Jerry Brown vai suceder ao ex-Mister Universo, estrela de Hollywood, que não foi representado nas últimas eleições.

"Há muitas opções: fazer filmes, escrever livros", declarou o ex-governador, com 63 anos de idade, durante uma recente viagem oficial a Moscou. Arnold Schwarzenegger, que possui vários apelidos – de Arnie a "Governator", em alusão ao filme de sucesso Exterminador do Futuro (em inglês, "Terminator") -, disse que ficaria concentrado em suas responsabilidades políticas até o fim de seu mandato.

Apesar de ter impressionado com sua transformação em "republicano liberal" defensor do meio ambiente – o que lhe valeu a reeleição em 2006 -, sua popularidade sofreu muito nos últimos anos por causa da crise na Califórnia, violentamente atingida pela recessão econômica. Mas muitos observadores especulam sobre a sequência de sua carreira política. Alguns acreditam que o ator vai para o Congresso em Washington, outros, para um posto na administração Obama relacionado ao meio ambiente.

Uma coisa é certa: ele não disputará com Obama a Casa Branca em 2012, já que a presidência é reservada somente às pessoas nascidas nos Estados Unidos. Apesar de naturalizado americano, Schwarzenegger é originário de uma pequena cidade perto de Graz, na Áustria. Foi em 1968, aos 21 anos, que Arnold Schwarzenegger desembarcou nos EUA, sem um centavo no bolso e um currículo com algumas vitórias em competições de fisiculturismo na mão.

Após conseguir um diploma em negócios, ele se tornou milionário ao ganhar títulos de Mister Universo e ao se voltar para o cinema, onde interpretou personagens cheios de músculos, como "Conan, o Bárbaro" (1982). Mas foi com "Exterminador do Futuro" que ele atingiu a glória, com seu famoso bordão que entrou para a cultura popular americana: "Eu voltarei" ("I’ll be back").

 

Terra

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe