A Paraíba o tempo todo  |

Celebração eucarística e ato cívico marcam os 88 anos de morte de JP

Uma missa em ação de graças celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, abriu, nesta quinta-feira (26), as homenagens do Governo do Estado para lembrar os 88 anos de morte do ex-presidente João Pessoa.
 
Após a celebração religiosa, presidida pelo chanceler da Arquidiocese da Paraíba, padre Luiz José Bezerra, os 88 anos de morte de João Pessoa foram lembrados ainda com um ato solene, na Praça João Pessoa, e com a tradicional visita ao mausoléu, localizado nos jardins do Palácio da Redenção, onde estão depositados os restos mortais do ex-presidente.
 
A diretora-executiva do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Cassandra Figueiredo, representou o Governo do Estado no ato solene. "Por meio dessas homenagens, o Governo do Estado busca lembrar a história que, assim como a memória, deve ser preservada", afirmou, lembrando a importância de João Pessoa na história da Paraíba.
 
O jornalista Abelardo Jurema, sobrinho-neto de João Pessoa, agradeceu as homenagens do Governo do Estado. "Essa homenagem é a manutenção de um marco da história da Paraíba, porque no século XX nada foi mais importante para o País que a Revolução de 30 pelas transformações que trouxe, contexto no qual está inserido o presidente João Pessoa", acrescentou.
 
As solenidades para lembrar os 88 anos de morte do ex-presidente João Pessoa foram prestigiadas por familiares do político e por diversas autoridades, como o deputado estadual João Gonçalves e o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
 
João Pessoa – Nascido em 24 de janeiro de 1878, em Umbuzeiro, no Cariri paraibano, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque governou a Paraíba de 22 de outubro de 1928 a 26 de julho de 1930, quando foi assassinado, na capital pernambucana.
 
João Pessoa era sobrinho do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa, que insistiu para João Pessoa se candidatar ao cargo de presidente da Paraíba, para o qual foi eleito no dia 22 de junho de 1928, sendo o 25° presidente a assumir os destinos do Estado.
 

Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Gnosticismo e ideologia política

    Existe uma antiga doutrina herética que promete um conhecimento oculto capaz de levar à redenção. No gnosticismo, a…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe