A Paraíba o tempo todo  |

Washington lista gols por Ponte e São Paulo e diz,Vai dar Macaca

 Washington viverá momentos de nostalgia quando Ponte Preta e São Paulo pisarem o gramado do estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim, nesta quarta-feira, às 21h50m, para disputar o jogo de volta das semifinais da Copa Sul-Americana. Os 45 gols marcados em 86 partidas pelo Tricolor estão na memória. No entanto, é pela Macaca que o Coração Valente vai pulsar no duelo brasileiro que vale uma vaga na decisão do torneio.

– Eu estava torcendo para a Ponte desde o início da Sul-Americana. O clube merece esse título. O São Paulo já tem uma história recheada de conquistas. Seria o primeiro título internacional da Ponte. Estou na torcida para passar – afirmou Washington, agora com 38 anos.

Atual secretário de esportes de Caxias do Sul, Washington atendeu ao GloboEsporte.com por telefone para fazer um exercício de memória: listar os cinco gols mais bonitos ou mais importantes que fez com as camisas de Ponte Preta e São Paulo.

GOLS PELA PONTE

Com a camisa alvinegra, o centroavante balançou as redes 82 vezes em 102 jogos. Somente no estádio Moisés Lucarelli, foram 55 em 65 partidas. Ele tem a melhor média de gols da história do Majestoso – 0,85 por confronto.

Não por acaso, quatro dos cinco gols escolhidos pelo Coração Valente foram na casa da Macaca (que não poderá ser utilizada nesta quarta porque não comporta 20 mil pessoas) – o outro saiu no Brinco de Ouro, estádio arquirrival Guarani.

– Vivi momentos maravilhosos na Ponte. Foi lá onde consegui me firmar, fazer bons jogos e ganhar projeção – recordou o ex-atacante, que não quis colocar em ordem de importância ou preferência.
A lista de gols pela Ponte inclui momentos de salvação e glória. Em 2001, ele fez todos da vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians (escolheu dois), pelo Paulistão. Depois, foi a vez do Guarani ser a vítima com um empate por 1 a 1, pelo Torneio Rio-São Paulo.

– Fazer um gol no dérbi é sempre especial. Ninguém esquece.

Cada vez mais em alta, Washington seguiu brilhando diante dos grandes do estado ao salvar a Macaca do rebaixamento com um gol nos 2 a 1 frente ao Palmeiras, pela última rodada do Torneio Rio-São Paulo. No mesmo ano, anotou quatro (optou pelo terceiro) numa goleada por 5 a 2 sobre o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

– Nós poderíamos brigar pelo título, mas eu acabei sendo chamado para a seleção brasileira e não participei das semifinais contra o Corinthians. Era uma chance muito boa – disse.

Washington chegou ao São Paulo em 2009 como um centroavante badalado, duas vezes artilheiro do Brasileirão (em 2004, pelo Atlético-PR, e em 2008, pelo Fluminense). Apesar de não ter conquistado títulos, os números são favoráveis.

A relação inclui um gol logo na estreia na vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, no Canindé, pelo Paulistão. O ex-centroavante também se recorda de outro, marcado no empate por 1 a 1 diante do Corinthians, no Morumbi, pelo Brasileirão.

– O Ronaldo fez o primeiro. Eu estava no banco, entrei e consegui empatar no segundo tempo.

O Tricolor, aliás, seguiu na briga pelo título, mas não conseguiu o tetracampeonato. Washington quase virou herói nas rodadas finais. Ele marcou, mas o time perdeu por 4 a 2 para o Goiás, no Serra Dourada, e foi superado pelo Flamengo. No último jogo, anotou um golaço dominando no peito e chutando forte na vitória por 4 a 0 sobre o Sport, no Morumbi.

– Foi um dos gols mais bonitos que eu fiz – disse o atacante, que ainda listou um gol marcado contra o Monterrey, do México, pela Libertadores de 2010, pouco antes de voltar ao Fluminense.

Longe do gramados desde o fim de 2011, Washington assistirá pela televisão ao duelo dos clubes que defendeu. O coração, forte depois do cateterismo a que foi submetido em 2002, estará com a Ponte.

– O São Paulo é sempre forte e tem condições de virar. Mas é difícil. Vai dar Macaca – projetou.

Globo

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe