A Paraíba o tempo todo  |

Treze e Sousa conhecem nesta quinta-feira adversários da pré-Copa do Nordeste

O sonho do Nordestão. Após a eliminação da Série D do Campeonato Brasileiro, o Treze agora se agarra à pré-Copa do Nordeste, para “engordar”, pelo menos no primeiro semestre, o calendário 2022.  O Treze e o Sousa que ainda tem chances de classificação na Série D, conhecem nesta quinta-feira (2), os seus adversários na pré Copa do Nordeste. O sorteio que apontará os adversários do clubes paraibanos, na primeira fase do torneio regional, acontece as 12h direto da sede da Confederação Brasileira de Futebol |(CBF). O sorteio vai definir a sorte dos 16 clubes que disputarão os 8 confrontos nessa  fase preliminar.

Por ser o atual campeão paraibano, o Campinense é o único clube do Estado que está garantido direto na fase de grupos do Nordestão. Já  o Botafogo-PB, por ser o paraibano melhor rankeado, entrará na segunda fase eliminatória.

A Copa do Nordeste 2022 terá novo formato, com 36 equipes ao todo. Doze já estão classificadas diretamente para a fase de grupos, entre elas o Campinense. Outras 24 brigam pelas quatro vagas em aberto na fase de grupos. Para a definição dessas quatro equipes, serão disputadas três fases eliminatórias. Na primeira, 16 equipes comporão oito confrontos disputados em jogo único. E o sorteio da próxima quinta-feira é justamente para a definição desses oito duelos.

O Treze está no Pote 1, com ASA (Alagoas), Imperatriz (Maranhão), Itabaiana (Sergipe), Jacuipense (Bahia), Juazeirense (Bahia), Moto Club (Maranhão) e River-PI (Piauí).
Representante do Sertão nessa fase do torneio, o Sousa está no pote 2 com Atlético-CE (Ceará), Bahia de Feira (Bahia), Central (Pernambuco), Floresta (Ceará), Fluminense-PI (Piauí), Lagarto (Sergipe) e Retrô (Pernambuco). A divisão dos potes foi feita através do ranking da CBF.

O sorteio indicará quais equipes do pote 1 enfrentarão as do 2, em jogo único, com o mando de campo dos times do pote 1, que são os melhores ranqueados. Em caso de empate, a disputa irá para os pênaltis.

A primeira fase será disputada entre os dias 13 e 14 de outubro. Os vencedores seguirão vivos no regional e irão para o segundo mata-mata preliminar.

O Botafogo (PB), entra na segunda etapa eliminatória, marcada para 20 e 21 de outubro. Assim como na primeira fase, as vagas serão disputadas em jogo único, com ABC (Rio Grande do Norte), América-RN (Rio Grande do Norte), Confiança (Sergipe), CRB (Alagoas), Ferroviário (Ceará), Santa Cruz (Pernambuco) e Vitória (Bahia), além do Belo, jogando em seus domínios contra os times oriundos da etapa anterior. Já a terceira fase acontecerá com os oito classificados da segunda.

Nessa última etapa antes de chegar na fase de grupo, a vaga será disputada em jogos de ida  e volta, entre os dias 27 e 28 de outubro e 3 e 4 de novembro. Quatro duelos definirão os quatro clubes que seguirão para a fase de grupos, onde já está o Campinense e, ainda, CSA (Alagoas), Bahia e Atlético de Alagoinhas (Bahia), Ceará e Fortaleza (Ceará), Sampaio Corrêa (Maranhão), Náutico e Sport (Pernambuco), Altos (Piauí), Globo FC (Rio Grande do Norte) e Sergipe.

O Campinense é o único clube da Paraíba a conquistar o título da Copa do Nordeste. O feito inédito aconteceu em 2013, em uma campanha épica e irretocável da Raposa.

Para conquistar a competição regional e entrar para a história, o Campinense, comandado pelo técnico Oliveira Canindé, desbancou times tradicionais do futebol nordestino, como Sport, Fortaleza e ASA, que naquela época disputavam a Série B do Campeonato Brasileiro.

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe