A Paraíba o tempo todo  |

Treze aposta na defesa para conquistar o acesso para a Série B

SONHO DE SER CAMPEÃO: Treze aposta na defesa para conquistar o acesso para a Série B

 

O Treze não tem torcida. Tem uma legião de apaixonados que trata o time quase como uma legião. E é essa torcida aguerrida, vibrante que promete levar o Galo a tão sonhada Série B do Campeonato Brasileiro em 2014. Depois de um começo desastroso na Série C com derrotas e goleadas, o Galo se reabilitou o cresceu na produção, saindo da desconfortável zona de rebaixamento para o G4.

 

O time que trocou de treinador no decorrer da competição, e há 9 jogos é comandado por Luciano Silva , ocupa hoje a terceira colocação no Grupo A da Série C com 26 pontos, estando apenas a 1 para alcançar o líder. Vem embalado de três vitórias seguidas, sendo uma dela, muito comemorada, fora de casa. Faltando quatro rodadas para o final da fase classificatória da competição, o alvinegro já conseguiu mais pontos do que toda a Série C do ano passado. Em 2012, o Galo conquistou 22 pontos em 18 partidas. Foram 7 vitórias, 10 derrotas e 1 empate. Marcou 24 gols e sofreu 33 tentos, terminando a fase em quinto lugar, atrás de Fortaleza, Luverdense, Ycasa em Paisandú.

 

Este ano a realidade é outra. Em 16 jogos, o Galo venceu 8 perdeu 6 e empatou 2. Marcou 20 gols e sofreu 26, somando até o momento, 26 pontos.
Mesmo futebol sendo coletivo, o sucesso dessa boa campanha é atribuído principalmente ao desempenho do sistema defensivo. Se o ataque não consegue marcar tantos gols, a zaga se garante. O Galo não leva gols a mais de 270 minutos, uma marca impressionante na Série C.

 

As boas defesas do goleiro Éder; ajudaram o alvinegro a entrar no G4 e sonhar com o acesso. Ocupando atualmente a vaga do ídolo do Galo Beto, Éder mantém o discurso humilde e diz que os resultados estão aparecendo graças a determinação do time. “Futebol é conjunto e todos estão imbuídos de um mesmo objetivo” disse. Até mesmo o reserva de Éder, o goleiro Beto, reconhece a boa fase do amigo. “Nós travamos uma disputa saudável. Fico muito feliz que ele tem aproveitado a oportunidade e ajudado ao Treze” comentou.

 

A sorte também tem sido aliada do Galo nessa trajetória. No jogo contra o CRB, a bola bateu duas vezes na trave. “A gente também precisa contar com a sorte” disse Éder.

 

A torcida, que no primeiro turno vaiou o time e fez protesto, está empolgada e promete incentivar os jogadores a buscar mais vitórias no duelo contra o Fortaleza marcado para este domingo às 19h no PV. Se vencer o Galo pode ultrapassar os concorrentes diretos e se tornar o novo líder da competição, ficando muito próximo do acesso. Um revez dentro de casa poderia mudar os planos do alvinegro que nem pensa mais com o indesejado retorno a zona de rebaixamento.

 

“Vamos pra cima fazer valer o mando de campo” disse o atacante Tiago Chulapa.

 

Treze praticamente definido para enfrentar o Fortaleza

 

O Galo está pronto para mais um duelo na Série C contra o Fortaleza-CE. O treinador Luciano Silva já tem o time definido mas não revela a escalação. Para o compromisso deste domingo, o time alvinegro não poderá contar com o zagueiro Negretti e o volante Rodrigo Celeste sentiu um incômodo muscular na virilha. Para a vaga de Negretti, o técnico Luciano Silva deve optar pela entrada de Pitty, porém, Sandoval segue na briga. Já no lugar de Rodrigo Celeste, quem entra é Escobar.

 

Apesar dos desfalques, o clima é de confiança no PV. Jogadores, comissão técnica, diretoria e torcida apostam numa grande exibição do Galo. Isso porque, se vencer o Tricolor do Pici, o Galo amanhecerá a segunda-feira líder da Série C independente de qualquer outro resultado. E terá conquistado mais pontos do que os demais 19 clubes que disputam a competição.

 

O Treze deve ir a campo diante do Fortaleza com Éder; Júnior Barbosa, Pitty (Sandoval), Marco Tiago e Anderson Paim; Jonata Escobar, Sapé (Jé), Húdson e Cristian; Birungueta e Tiago Chulapa.

 

Torcida promete se transformar no 12º jogador

 

A expectativa é de um grande público no PV. A torcida do Treze promete se transformar no 12º jogador no duelo contra o Fortaleza. Sonhando em ver o líder na liderança da Série C, os torcedores correram durante a semana para garantir os ingressos de forma antecipada. A venda de ingressos foi disputada, e filas se formaram em frente a loja do Galo no Centro. Em dois dias mais de 2 mil ingressos foram vendidos. O PV deve se transformar em um caldeirão. “É importante o apoio de nossa torcida nesse momento. Aliás, a torcida tem comparecido aos jogos e feito a sua parte” afirmou o meia Cristian, um dos ídolos do time.

 

Até o começo da tarde da última sexta-feira apenas 200 ingressos restavam disponíveis para a arquibancada geral. A expectativa é que o montante fosse vendido na manhã do sábado.

 

O presidente do Treze, Eduardo Medeiros, afirmou que a torcida será importante para o duelo contra o Fortaleza. O mandatário ainda revelou que o PV deve receber um púbico referente a sua capacidade que é de 12 mil pessoas.

 

A expectativa para um bom público no jogo entre Treze e Fortaleza no Estádio Presidente Vargas, movimentou a cidade. O vice-presidente do Galo, Hênio Galdino, chegou a afirmar que as vendas de ingressos antecipados atingissem um bom número durante a semana, o clube iria disponibilizar uma arquibancada móvel, aumentando em mil lugares a capacidade do PV.

Com estádio cheio, o Galo promete fazer um grande jogo, e vencer o Fortaleza, alcançando assim o topo da tabela do Grupo A da Série C do Brasileiro.

 

 

Severino Lopes

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe