A Paraíba o tempo todo  |

Três clubes se manifestam contra retomada do futebol paraibano

Há um pouco mais de três meses, por meio de um decreto, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolveu suspender o Campeonato Paraibano por tempo indeterminado, em virtude da pandemia do novo coronavírus. No mesmo dia 18 de março, foi também o dia do último jogo. Botafogo-PB e Sousa empataram em 1 a 1, no Estádio Almeidão, e, desde lá, as bolas ficaram guardadas e os estádios fechados. Tudo mudou, mas ontem (18) apareceu uma luz no fim do túnel a FPF reunidos com os dirigentes dos principais clubes paraibanos, decidiram a volta dos jogos em julho, a partir do dia 18 com o jogo atrasado entre Botafogo e Campinense, no Almeidão.

Ainda de acordo com a FPF, o retorno aos treinamentos deve ocorrer até o próximo dia 29, podendo alguns clubes reiniciar as suas atividades antes desta data, como desejam os clubes de Campina Grande, que se reúnem hoje pela manhã com o prefeito Romero Rodrigues e, na pauta, os protocolos a serem adotados. A intenção dos clubes Campinense, Perilima e Treze é de retomar as atividades na próxima semana. Os treinos somente serão autorizados seguindo protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde como prevenção ao coronavirus, realizando testes nos jogadores e demais envolvidos, cuidados com a higienização, entre outras determinações. Paralisado desde o dia 18 de março, o Campeonato Estadual ainda possui duas rodadas (9ª e 10ª) para concluir a primeira fase, além do jogo acima citado.

Contra a volta – Pela imprensa três clubes se manifestaram até a manhã de quarta-feira (17) contra a continuação do campeonato e defendem o enceramento, sem se saber quem será o campeão e simplesmente começar do zero no próximo ano. São eles, o Sport Lagoa Seca, o Nacional de Patos e o Sousa. Os clubes já dissolveram os elencos e nem pensam em voltar para a competição. O presidente do Nacional de Patos, Cleodon Bezerra, por exemplo, já admitiu que o clube está totalmente quebrado.

“Nós temos cerca de R$ 500 mil para receber da Prefeitura Municipal de Patos e do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado. Fizemos um planejamento contando com esta verba e agora não temos como saldar nossos compromissos. Não temos mais elenco profissional e as mínimas condições de formar uma nova equipe para disputar apenas poucos jogos do Paraibano”, disse o dirigente do canário do Sertão.

No Sousa, a situação não é muito diferente. O presidente Aldeone Abrantes diz não ter mais recursos para pagar o que deve aos jogadores, comissão técnica e funcionários, muito menos para formar um outro time para o restante dos jogos do Paraibano.

“Tenho dito há vários dias, que o Sousa só pensará na volta deste campeonato, caso receba a verba do programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado. Sem essa verba, não existe mais campeonato para o Dinossauro. Só quem quer esse final de campeonato é quem recebeu ajuda da CBF, os demais estão todos mendigando e cheio de dívidas para pagar”, concluiu.

A volta do Campeonato Paraibano 2020, há muito tempo, deixou de ser uma unanimidade entre os clubes. Botafogo, Treze, Campinense, Atlético e São Paulo são os que mais querem a continuação da competição, que vai decidir vagas para a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Brasileiro da Série D do próximo ano. Para os quatro primeiros, estão em jogo as vagas para estas competições e o próprio título de campeão estadual 2020. Já para o São Paulo, o interesse é evitar o rebaixamento, já que o clube é o último colocado do grupo B, mas ainda com chances de escapar da degola. Para os dirigentes destes clubes, o campeonato tem que ser concluído.

A Perilima de Campina Grande permanece neutra, por um motivo muito simples. O clube não tem mais condições de chegar às semifinais e também não será rebaixada, já está garantida no Paraibano de 2021. Diante do quadro, o clube dispensou os atletas profissionais, e se tiver de participar do resto da competição, será com um time de garotos, que participou, no início do ano, da Copa São Paulo de Futebol Junior.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe