A Paraíba o tempo todo  |

Raposa torce por rivais para assegurar vaga no Nordestão

Classificado para a final do Campeonato Paraibano, e já com a vaga garantida para a Copa do Brasil e Série D 2019 caso não consiga o acesso este ano, o Campinense ainda precisa conquistar o título estadual, ou “secar” um dos rivais para assegurar a participação na Copa do Nordeste.

Ao contrários das últimas edições do Paraibano, estar na final não significa garantir vaga na Copa do Nordeste, ou no Pré-Nordestão, caso do Treze no ano passado.

É que a partir de 2019, o torneio regional mudou os critérios para definição dos 16 participantes. Além dos nove campeões estaduais, os melhores rankiados de cada estado, independente da colocação nos certames locais, garantem participação do Nordestão de alguma forma, seja direto na fase de grupos ou na fase preliminar.

Na Paraíba, o Botafogo-PB já tem, no mínimo, a vaga garantida na Pré-Copa do Nordeste, uma vez que é o clube melhor rankiado do Estado. Caso vença o Paraibano, o Belo se classifica para a fase de grupos do regional e o Campinense, segundo melhor tabajarino no ranking da CBF, herda essa vaga.

Isso significa que, em caso de classificação trezeana para a final, os Maiorais, além do título, decidirão vaga direta na fase de grupos do Nordestão.

Se for vice-campeão, com o Botafogo-PB terminando na primeira colocação, a Raposa assegurava a vaga para disputar a fase seletiva da Copa do Nordeste, que deve acontecer ainda nesse primeiro semestre. Já em caso de título do Treze, como está atrás do Botafogo-PB no ranking da CBF, o Rubro-Negro acabaria sem a vaga para disputar a principal competição da região Nordeste no próximo ano.

Dono da melhor campanha da primeira fase e garantido na decisão do Campeonato Paraibano 2018 o Campinense também vai precisar “secar” seus dois maiores rivais para ter novamente, nas partidas finais, as mesmas vantagens que obteve contra o Serrano.

Polêmico e com várias margens para interpretação, o item 4 do artigo nove do regulamento estabelece que “aquele de melhor índice técnico com resultados obtidos na Primeira e Terceira fases do Campeonato, terá direito ao mando de campo na segunda partida e de jogar pelo empate em pontos ganhos e saldo de gols”.

Como a Raposa terminou a fase classificatória na liderança do Grupo A, com 23 pontos, e venceu uma das duas partidas ante o Serrano nas semis, a classificação geral de momento aponta o Rubro-Negro com 26 pontos, distribuídos em oito vitórias, dois empates e duas derrotas.

Semifinalista contra o Treze, o Botafogo-PB venceu a partida de ida, domingo (25), no Almeidão, e chegou aos 25 pontos, somados em sete vitórias e quatro empates. As partidas contra o Sousa, uma vitórias e uma derrota pela segunda fase, não são contabilizadas para efeito de classificação geral e definição de vantagem nas finais.

Em resumo, como tem uma vitória a mais que o Belo e soma mais pontos que o Galo, para ter as vantagens na decisão, o Campinense precisa torcer pela classificação do Treze ou por um empate no Clássico Tradição do próximo domingo (1º de abril), às 19h, no Amigão.

Em caso de classificação trezeana, a Raposa será mandante do segundo jogo da final, marcado para o dia 8 de abril, e poderá conquistar o título em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. As mesmas vantagens serão rubro-negras caso o Bota-PB avance com um empate, uma vez que também chegaria aos 26 pontos, mas teria  uma vitória a menos.

Serrano – Quem vai torcer fervorosamente pela vitória do Botafogo (PB) domingo, no duelo contra o Treze, é o Serrano. Eliminado pela Raposa nas semifinais, o Lobo da Serra fez uma campanha histórica no Estadual, e como recompensa, tem a chance de ganhar o direito de disputar pela primeira vez, a Série D do Brasileiro em 2019.

O Serrano que desbancou nomes tradicionais do futebol paraibano – deixou para trás Sousa, Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras, só precisa de uma vitória ou empate do Belo para ficar com a vaga .Caso o Galo, não vença e, consequentemente, não avance para a decisão, o Serrano-PB vai terminar a competição como terceiro colocado e, assim, garantir vaga na competição nacional do ano que vem.

Severino Lopes

PB Agora

Foto: Silas Batista

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe