A Paraíba o tempo todo  |

Quatro grandes vão à semifinal paulista pela primeira vez em nove anos

Os quatro grandes paulistas estão na semifinal do Estadual pela primeira vez desde 2000. Em uma rodada emocionante e definida apenas nos minutos finais, o Santos assegurou a última vaga com a vitória por 3 a 2 sobre a Ponte Preta e se juntou a Palmeiras, São Paulo e Corinthians na fase final. O Verdão terminou em primeiro lugar e terá vantagem de dois resultados iguais contra o Peixe. O Tricolor, segundo colocado, terá a mesma situação contra o Timão: vai à final com dois empates ou se vencer um jogo e perder a outro por mesma diferença de gols.

 

As datas e horários serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira após reunião com representantes dos quatro times. O mais provável é que a primeira rodada tenha Santos x Palmeiras na Vila Belmiro e Corinthians x São Paulo no Pacaembu. Os jogos de volta seriam realizados no Palestra Itália e no Morumbi.

A definição da última vaga foi um teste para cardíacos. O Santos assegurou o quarto lugar com a virada sobre a Ponte Preta por 3 a 2, com três gols de Kléber Pereira. O último deles foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo. Até então, a vaga era da Portuguesa, que venceu o Santo André por 2 a 1 e tinha 37 pontos. O gol do artilheiro santista fez o Peixe ultrapassar a Lusa no saldo de gols – 11 contra 10.

O adversário dos santistas na semifinal será o Palmeiras, que garantiu a primeira colocação com virada por 2 a 1 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto. O Verdão terminou a fase de classificação com 44 pontos e, além de ter a vantagem de jogar por dois resultados iguais na semifinal, deve carregar o privilégio caso passe para a decisão.

 

O regulamento do Paulistão diz que terá vantagem na decisão o time que tiver a melhor campanha na primeira fase e na semifinal. Por enquanto, o Palmeiras tem quatro pontos de vantagem sobre o São Paulo. Só perderia a vantagem na decisão caso garantisse a vaga com dois empates contra o Santos e se o Tricolor vencesse as duas partidas contra o Corinthians. Nesse caso, seria ultrapassado no número de vitórias.

A outra semifinal terá o reencontro de São Paulo e Corinthians após as polêmicas que marcaram o primeiro trimestre. Dirigentes dos dois times entraram em uma guerra de declarações após a decisão do Tricolor de ceder apenas 10% da carga de ingressos no clássico aos rivais. O jogo terminou com empate por 1 a 1 e mais de 40 corintianos feridos nas arquibancadas.

 

Com vários desfalques, o São Paulo empatou com o São Caetano por 2 a 2 e fechou a primeira fase com 40 pontos, um a mais que o Corinthians, que perdeu a chance de conquistar a segunda colocação com o empate por 2 a 2 com o Mirassol.

A última rodada também definiu os quatro rebaixados para a Série A-2 em 2010. Guaratinguetá, semifinalista em 2008, Guarani, Marília e Noroeste caíram.

 

O título de campeão do interior será disputado também em sistema de mata-mata. As semifinais serão entre Santo André x Ponte Preta e Mirassol x Barueri.

 

Mirassol, Paulista e Ituano asseguraram as vagas paulistas para a Série D do Brasileirão.

 

 

G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe