A Paraíba o tempo todo  |

Paulista se torna teste e consolo no Corinthians, que enfrenta o Prudente

Ao mesmo tempo em que ainda almeja o bicampeonato estadual, o Corinthians usa o Paulista como desafogo para potenciais problemas que possam afetar seu rendimento na Taça Libertadores, prioridade absoluta do clube em 2010.

Hoje, às 17h, contra o Prudente, a equipe abre uma sequência de três jogos pela competição estadual que deverá servir para Mano Menezes tentar aplacar ânimos dos atletas descontentes com a condição de reservas. Além disso, o técnico pode experimentar novas formações táticas, como a que deve começar o jogo no Prudentão.

No primeiro caso, os jogos contra o Prudente e, na quarta-feira, diante do Paulista terão o revezamento de titulares. A equipe considerada ideal e que é a base na Libertadores só deve ser retomada para o clássico com o São Paulo, no domingo.

Enquanto alguns ganham descanso diante do Prudente, outros deverão ficar fora da partida com o Paulista. E é nesse vaivém que aparece espaço para Mano colocar para jogar atletas pouco utilizados e que, reservadamente, já se mostram insatisfeitos com a conduta do treinador corintiano.

São os casos dos volantes Marcelo Mattos e Edu e do zagueiro Paulo André. Relegados à condição de opção de banco (isso quando são relacionados para os jogos), eles deverão participar somente nas partidas pelo Estadual já que disputam posição com jogadores intocáveis no time titular ideal, como Chicão, William, Elias e, mais recentemente, Ralf e Jucilei.

Na parte tática, o Corinthians irá, ao menos em Presidente Prudente, mudar o jeito de jogar. E não será parecido nem com o consagrado e laureado 4-3-3 de 2009, nem com o 4-1-3-2 utilizado na partida da última quarta-feira contra o Cerro Porteño, no Paraguai.

Hoje, Danilo e Tcheco voltam a jogar juntos, com a função de armar o ataque corintiano, formado por Jorge Henrique e Souza –Ronaldo será poupado, o que deve se repetir também no próximo confronto.

Com os dois meias em campo, o time tende a ficar mais lento, mas com um toque de bola mais preciso.

Com 26 pontos e em quarto lugar antes do início desta 15ª rodada, o Corinthians mantém a esperança de terminar a fase de classificação entre os quatro primeiros para avançar aos mata-matas do Estadual. Segundo as contas de Mano Menezes, seriam necessários mais nove pontos para o Corinthians conquistar esse objetivo.

"Para classificar, é preciso ficar próximo de 35 pontos, talvez 36. É o que vem acontecendo nos últimos anos”, afirma o treinador corintiano. "O bom disso é que precisamos fazer o percentual que já estamos fazendo. Não temos que fazer 60% saindo de 30%. Basta mantermos nossa realidade para classificarmos”, conclui.
 

 

Folha Online

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe