A Paraíba o tempo todo  |

Passado e presente da Seleção: Barça de Neymar visita o Milan de Kaká

 Em 2003, quando Neymar dava os primeiros dribles no Santos, Kakáestreava na Liga dos Campeões com a camisa do Milan. Quatro anos depois, o ex-jogador do São Paulo vencia o prêmio de melhor jogador do mundo – e em 2007 Neymar completava a sua penúltima temporada na base do Peixe antes de assinar pelo profissional. A passagem de bastão do "ex" para aquele que está mais perto de ser o próximo brasileiro a conquistar o prêmio acontecerá nesta terça-feira, às 16h45m (de Brasília), quando Milan e Barcelona se enfrentam no San Siro pela terceira rodada do Grupo H da Liga dos Campeões.

O camisa 10 da seleção brasileira nas Copas de 2006 e 2010 vai enfrentar pela primeira vez o atual dono do número. Kaká, de acordo com canais de TV da Itália, pode ser titular, mas não deve jogar a partida inteira por falta de ritmo devido a uma lesão. Neymar está cotado para fazer parte dos onze titulares de Tata Martino, ao lado de Messi e Sánchez.

Os dois nunca se cruzaram em campo, mas Neymar já se encarregou de dar os primeiros passos no caminho das pedras deixado por Kaká. O atacante do Barcelona chegou a um dos grandes clubes europeus, se adaptou sem demoras e conquistou uma vaga no time, deixando o campeão do mundo e bicampeão da Europa Pedro Rodriguez, no banco, assim como Kaká fizera em 2003 ao deixar o camisa 10 Rui Costa na reserva do Milan. O meia rossonero foi titular desde a estreia e nunca mais perdeu a vaga. Kaká marcou quatro gols no primeiro ano em que participou da competição, na temporada 2003/2004, e o Rubro-Negro foi eliminado pelo La Coruña nas quartas de final.

Vai ser uma noite de emoções para o Neymar. Além de Kaká e de Balotelli, Neymar vai enfrentar o ídolo e amigo Robinho, e o reencontro será mais especial do que os dois pensavam. Em alta no Milan e elogiado pelo treinador, Robinho será titular e também deverá ocupar o lado esquerdo do ataque. Neymar cobrirá a mesma posição que o ex-companheiro de Santos. Os "Meninos da Vila", formados pelo Santos e rotulados como herdeiros de Pelé, se reencontram em lados "opostos" depois das alegrias partilhadas no clube da Vila Belmiro em 2010.

Neymar sofre com diferença térmica
Antes do embarque para Milão, Neymar estava em Barcelona numa manhã atípica de outubro, com temperatura atingindo os 28ºC. Três horas depois, o craque aterrissou em Milão com um temperatura de 15ºC, num dia de nevoeiro, chuva e muita umidade. Um cenário desagradável que assusta qualquer visitante que chegue à cidade da moda. Com o atacante não foi exceção. O brasileiro era um dos mais cobertos no treino do Barça no San Siro e admitiu que sofreu com o frio.

A chuva e o mau tempo não impediram que a irmã de Neymar andasse pelo centro da capital da moda, sempre recheado de turistas, independentemente do frio. Além da irmã do craque, as mulheres de Messi e Fàbregas também fizeram compras em Milão à tarde. Enquanto isso, os craques do Barcelona descansavam no hotel Melia, base do Internazionale e considerado "maledetto" (maldito) por Pep Guardiola, ex-treinador do Barça.

Por cultura, os italianos são muito supersticiosos. Os espanhóis, nem tanto. Talvez no tempo em que residiu na Itália, Guardiola tenha adotado o jeito. O hotel Melia era o alojamento fixo do Barcelona sempre que o time jogava em Milão. O local é frequentado e utilizado por vários jogadores e dirigentes do Inter e fica a cinco minutos do San Siro. Porém, desde que o time catalão perdeu para a equipe italiana comandada por José Mourinho em 2010, por 3 a 1, e foi consequentemente eliminada da Champions pelos nerrazzuri, Pep ordenou que fosse escolhida uma outra hospedaria para os catalães.

Nas visitas que fez a Milão na temporada passada e há dois anos, ainda com Guardiola, o Barça ficou instalado em diferentes hotéis no centro da cidade, mas este ano Tata Martino colocou ponto final à superstição do ex-técnico do Barça e resolveu regressar ao Hotel Melia pela localização perto do estádio. Mais um exemplo do pulso firme do treinador argentino, que continua a impor o seu estilo no Barcelona.

Outra das mudanças radicais de Tata Martino tem sido no meio de campo do Barça. O toque de bola continua, mas os lançamentos longos e chutes de fora da área que irritavam Guardiola também são permitidos. Para essa tarefa, ele conta com Neymar e Fàbregas para impor um estilo vertical. Com Guardiola e Vilanova, o jogador era apenas um substituto no meio de campo, e com o novo comandante ele se transformou em titular quase imprescindível. O jogo desta terça será a prova dos nove. O meia já deixou Iniesta e Xavi no banco de reservas outras vezes. No primeiro grande jogo da temporada, só há duas camisas para três craques, e a utilização do ex-Arsenal é a grande dúvida. A provável escalação conta com Váldes, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets, Xavi (Fàbregas) e Iniesta; Neymar, Messi e Sánchez (Pedro) no ataque.

Do lado do Milan, a dúvida principal de Allegri é o regresso de Balotelli ao time titular. O treinador despistou na coletiva, dando a entender que esta poderia ser a tarde de Matri, mas Balo está recuperado da lesão na coxa direita, treinou normalmente e deverá ser titular ao lado de Robinho e Birsa no ataque. No meio de campo, o Milan conta com a volta de De Jong, que se juntará a Montolivo e Muntari. Na linha defensiva, estão confirmadas as presenças de Amelia, Abate, Mexes, Zapata e Constant.

Pelo Grupo G, o duelo entre Porto e Zenit será especial para Hulk. O atacante completará 50 jogos com a camisa do clube russo enfrentando sua ex-equipe no Estádio do Dragão, arena da qual é o maior artilheiro, com 44 gols. O brasileiro já disse que não vai comemorar se marcar. Quem vencer seguirá na cola do líder Atlético de Madri, que enfrentará o Áustria Viena em casa.

– Só posso prometer uma coisa: nunca irei celebrar um gol contra o Porto por causa do respeito pelos fãs e pelo clube – enfatizou Hulk em entrevista ao site da UEFA.

Os Colchoneros estão no topo com seis pontos, três a mais que o segundo colocado Porto. O Áustria Viena tem um ponto, assim como o Zenit, que leva a pior no saldo de gols. O Atlético não deverá contar com sua principal estrela, o atacante Diego Costa. O brasileiro sofreu uma lesão no tornozelo direito e preocupa o técnico Diego Simeone.

– Ele está com dificuldades para jogar. Ainda temos bastante tempo e vamos ver como responderá

Em alta, o Arsenal receberá o Borussia Dortmund, atual vice-campeão da Champions, em casa tentando disparar ainda mais na liderança do Grupo F. Os Gunners também lideram o Campeonato Inglês e impressionam tanto seus próprios jogadores quanto os rivais. O meia Özil declarou recentemente que o time joga como no vídeogame. Jürgen Klopp, treinador da equipe alemã, acha que os londrinos são os que mais lhe dão prazer de acompanhar.

– O Arsenal joga o futebol de Arséne Wenger. E eu gosto. Como um fã de futebol, é o tipo de futebol mais bonito de se assistir.

Na outra partida do grupo, o Olympique de Marselha receberá o Napoli precisando vencer para manter chances de classificação. O Arsenal lidera com seis pontos, e os italianos estão com três, mesma pontuação do Borussia. Os franceses ainda não pontuaram. O fato de enfrentar um rival que está desesperado preocupa ainda mais o técnico Rafa Benítez.

– O Marselha perdeu três jogos seguidos, então será ainda mais difícil para nós. Eles querem melhorar e mostrar que podem vencer o jogo, mas nossa determinação vai se destacar. Estamos no chamado grupo da morte.

EM BUSCA DA VOLTA POR CIMA

O Chelsea do técnico José Mourinho não realiza boa campanha na Liga dos Campeões e precisa começar a vencer para evitar o que seria um vexame histórico. Nesta terça, os Blues enfrentam o Schalke 04 na Alemanha tentando mostrar que são a principal força do Grupo E.
Os Azuis Reais lideram com seis pontos, seguidos do Basel, que tem três. Os ingleses têm a mesma pontuação, mas estão na terceira colocação por terem perdido para os suíços. O Steaua Bucareste ainda não pontuou.

– Não é hora de começar a se preocupar com o número de pontos que temos até agora. Enfrentaremos nosso oponente mais forte no grupo, e não será fácil – disse Mourinho.

Visto como a surpresa do grupo por ter vencido o Chelsea na primeira rodada, o Basel viajará para a Romênia para tentar descartar de vez o rótulo de zebra e provar que merece brigar por uma das duas vagas nas oitavas de final. Apesar de ter pela frente o adversário que menos pontuou, a equipe adota cautela.

– Mesmo que o Steaua tenha levado sete gols, a história será outra. Eles não facilitarão nossa vida – acredita o técnico Murat Yakin.

Globo.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe