A Paraíba o tempo todo  |

O que esperar para este ano nos esportes na Paraíba? Portal buscou respostas para você torcedor

Todos sabem que o ano de 2021, foi bem duro para todas as práticas profissionais de esportes, pois tiveram que enfrentar o esvaziamento das suas torcidas fruto da pandemia da covid-19, que vem abalando o cenário mundial desde 2020. Mas com o avanço da vacinação junto à população, as previsões para este ano de 2022, já são melhores e o portal ouviu representantes dos esportes aquáticos, futebol e vôlei para ouvir deles o que esperar. 

Para mas Antônio Meira, vice-presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), o cenário deste ano, está mais otimista em relação às atividades que acontecerão no ano que se inicia. “A gente espera que seja um ano mais bondoso para os esportes aquáticos e que a gente possa fazer vários eventos”, afirmou. Segundo Antônio, nos dias 5 e 6 de fevereiro, João Pessoa sedia a Copa Brasil de Maratona Aquática de Águas Abertas pelo Troféu Ana Marcela Cunha (baiana campeã olímpica na maratona aquática em Tóquio). “Vai acontecer na Praia no Bessa, ali no Caribessa, e reunir as provas oficiais de 5 e 2,5 quilômetros, ainda com provas alternativas de 1,5 e 1 quilômetro e prova de 200 metros”.

O evento deve reunir cerca de 300 atletas de todo o país. Acontecerá, ainda, no mês de abril, o Campeonato Brasileiro Master de Natação; em setembro, o 5° Campeonato de Natação Regional e em dezembro o Brasileiro de Saltos Ornamentais e Nado Artístico. “Deverão aumentar a lista de eventos da Feap este ano, fora os campeonatos normais do estado da Paraíba, que serão discutidos em reunião no dia 8 de janeiro com todos os técnicos e clubes, onde será montado um pré-calendário com todas as atividades, comentou.

Futebol – Para a disputa deste ano, os clubes foram divididos em dois grupos. No A, estão Atlético-PB, Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, São Paulo Crystal e Sousa. No B, estão CSP, Campinense, Nacional de Patos, Sport-PB e Treze. A disposição dos grupos garantiu clássicos já na primeira fase. Na primeira chave, vai acontecer o duelo entre os sertanejos Atlético-PB e Sousa, além do Botauto, que não acontece desde 2018, última vez que o Auto Esporte-PB esteve na 1ª divisão. A segunda chave reservou o Clássico dos Maiorais.

Na primeira fase, os times de cada grupo se enfrentam entre si, em partidas de ida e volta. Os últimos colocados de cada chave serão rebaixados para a 2ª divisão de 2023. Já o primeiro colocado de cada grupo avança direto para as semifinais. A novidade está por conta da repescagem, que promete deixar a disputa quente até a reta final do torneio. Ela vai acontecer assim: o segundo colocado do Grupo A enfrenta o terceiro do Grupo B e o segundo do B enfrenta o terceiro do A. Os vencedores de cada duelo garantem vaga nas semifinais.

No próximo ano, a Raposa vai em busca do bicampeonato consecutivo, já que levantou o troféu em 2021. O Dino, finalista nesta temporada, busca repetir 2009 e voltar a ser campeão em 2022. Botafogo-PB e Treze, campeões em 2019 e 2020, respectivamente, querem sair da fila no ano que vem. A lista do principais campeões da Paraíba segue liderada pelo o Belo, que tem 30 conquistas. Logo depois vem o Campinense, com 21 taças, e o Galo em terceiro, com 16 títulos.

Vôlei – Neste ano vai acontecer um campeonato de vôlei de praia só com duplas do Nordeste, esse deve ser um dos eventos a serem realizados pela Federação Paraibana de Voleibol, de acordo com Carlos Fernandes (Cascata), presidente da FPV. “Seria Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Maceió. Vamos nos reunir para bater o martelo desse circuito cuja programação está sendo montada”. Um evento open está previsto para o segundo semestre. A Paraíba foi bem no vôlei de praia, um ano fantástico, com vitórias e títulos importantes para os nossos atletas”.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe