Por pbagora.com.br

O clima na RBR não era dos melhores após o treino classificatório para o GP da Inglaterra. A polêmica da nova asa dianteira dada a Vettel não agradou a Webber, que reclamou publicamente. E a confusão acabou sendo levada para a pista. Após uma péssima largada do alemão, o australiano se aproveitou e assumiu a ponta. Mas Vettel não se contentou e tentou dar o troco na segunda curva, a Maggots. Ele exagerou, quase tocou no companheiro e saiu da pista. Webber lucrou e teve pista livre para vencer a corrida em Silverstone com tranquilidade. Na comemoração pelo rádio do carro, ele ainda ironizou a decisão na equipe no sábado.

– Nada mau para o piloto número dois – diz Webber.

O australiano não deu chances e chegou pouco mais de um segundo à frente de Lewis Hamilton, da McLaren, que ficou na segunda posição durante toda a corrida. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio na terceira posição ao ganhar a posição de Fernando Alonso, da Ferrari. O espanhol foi punido com um drive through após ultrapassar Robert Kubica, da Renault, cortando caminho, em um lance discutível, e caiu para 14º na corrida. Atual campeão da Fórmula 1, Jenson Button largou em 14º, ganhou dez postos e chegou em quarto.

Após mais uma bela corrida, Rubens Barrichello foi o melhor brasileiro em Silverstone com a quinta posição. O brasileiro da Williams fez uma bela largada, ganhou posições e se manteve andando no ritmo dos primeiros colocados. Kamui Kobayashi, da Sauber, se destacou mais uma vez e conseguiu a sexta posição com o carro ruim da equipe suíça. Vettel, que caiu muito no início, brigou muito nas voltas finais contra Adrian Sutil e conseguiu a sétima posição na penúltima volta. O compatriota da Force India chegou em oitavo.

Felipe Massa caiu para último na largada, após tocar rodas com Alonso e fazia uma corrida de recuperação até errar e ter de fazer um pit stop extra. O brasileiro da Ferrari chegou em 15º, uma posição atrás do companheiro espanhol. Lucas di Grassi, outro piloto do país na corrida, teve problemas em seu VRT e abanonou a prova na nona volta, após recolher seu carro aos boxes.

Com o resultado, Hamilton ampliou sua vantagem no campeonato. O inglês tem agora 145 pontos, 12 à frente do companheiro Button. Com 128, Webber subiu para terceiro após a vitória, deixando Vettel em quarto, com 121. Massa é o oitavo, com 67, e Barrichello tem 29 na 11ª posição. A próxima corrida será disputada em Hockenheim, na Alemanha, no dia 25 de julho.
 

 

G1