A Paraíba o tempo todo  |

Massa indignado com a Renault: Foi um roubo

A decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no caso da armação da Renault no GP de Cingapura de 2008 de Fórmula 1 continua a causar polêmica. Agora foi a vez de Felipe Massa, piloto da Ferrari e um dos principais prejudicados na tramoia, reclamar do desfecho da ação, que baniu Flavio Briatore e suspendeu Pat Symonds por cinco anos do automobilismo.

 

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM nos estúdios da TV Globo, o brasileiro da Ferrari, que perdeu o campeonato de 2008 por um ponto para o inglês Lewis Hamilton, classificou a manobra da Renault de roubo. Segundo Massa, o mecânico da equipe italiana que apertou o botão errado e o liberou dos boxes com a mangueira ainda engatada em seu carro estava sob uma pressão desnecessária.

 

– Fiquei muito chateado com tudo o que aconteceu, não só com o que a Renault fez, que foi um roubo. A resposta clara é um roubo. E isso criou muitas coisas, como um safety car que juntou os carros. A maioria precisava ir para os boxes, e eu era um deles. Tivemos uns dez indo para os boxes. Meu mecânico errou, não posso esquecer isso, mas em um pit stop muito complicado, com dois carros entrando ao mesmo tempo e mais dez no pit lane. Ele apertou um botão em uma situação que nunca ia acontecer em um pit stop normal. O que fico chateado é que a Renault roubou. Apareceu alguém para falar: "Realmente eu bati por querer". Tudo bem. Tiraram o Briatore da parada? Tudo bem. O engenheiro? Os pilotos? Um piloto ganhou a corrida por um roubo. Deveria ter acontecido alguma coisa com os pilotos também – disse Massa.

Para o brasileiro, a FIA deveria ter mexido no resultado da corrida, já que a tramoia atrapalhou muita gente e causou um resultado artificial para a prova. Além disso, tirou a chance de o brasileiro lutar pelo campeonato com mais chances nas últimas corridas:

 

– Agora, tudo aquilo que aconteceu foi um roubo, mas na corrida não aconteceu nada. O resultado continua o mesmo. Isso não está certo. Para mim, deveria ter mudado, deveria ter voltado atrás. O roubo mudou um campeonato. Perdi por um ponto. Não sou e nunca vou ser um piloto que vou pensar: "Ah, eu poderia ter sido campeão." Mesmo se escrevessem hoje no meu currículo que sou o campeão, depois de um ano, seria algo que não sei se iria falar, que era o campeão.

 

Felipe Massa acha que a Fórmula 1 deveria seguir o futebol, e cita exemplos de punições.

 

– Já vi no futebol um árbitro ser pago para roubar um jogo, e todos os jogos em que ele influenciou foram cancelados. A equipe responsável foi para a Série B. Vi isso na Itália. O Juventus foi rebaixado há três anos porque pagou o árbitro para roubar um jogo, e o Milan também. Aconteceu no Brasil também, em vários lugares. Com a gente, apenas mandaram o Briatore para casa. Não consigo entender e não acho certo o que aconteceu. Estamos falando também de uma disputa de campeonato que ninguém falou. Um roubo criou uma diferença numa disputa de campeonato.

 

Massa diz que atitude de Nelsinho Piquet foi muito feia

O brasileiro da Ferrari também criticou a atitude de Nelsinho Piquet, de ter aceitado a armação e de denunciar apenas um ano depois do ocorrido. Massa diz que não aceitaria uma proposta semelhante na F-1:

 

– Foi uma atitude muito feia, né? Uma atitude de um piloto… Muito feia em geral. De uma equipe chegar e dizer que você tem que bater para renovar seu contrato. Um piloto que sabia que ia ser mandando embora. O Nelsinho tinha certeza que seria mandado embora. Jovem, errou, assumiu o erro. Acredito que assumir o erro é bom, porque o cara contou a verdade, tudo bem. Não deveria ter esperado tanto tempo para contar a verdade. Contou porque foi mandado embora, isso não é legal.

 

O futuro de Nelsinho Piquet na Fórmula 1, segundo Felipe Massa, será complicado.

 

– Ele está em uma situação muito difícil na Fórmula 1. Pode ter certeza que um cara de uma equipe que falar "vamos contratar o Nelsinho?" soará negativo. Acho que muitos pilotos poderiam ter feito isso, você está no primeiro ano, sabe que vai ser mandado embora, aí o cara fala assim: "Se você bater para ajudar a equipe, a gente renova." Daí o cara pensa: "Quem sabe no ano que vem não vai ter o Alonso aqui, eu posso ter uma chance de mostrar o meu trabalho…" O cara às vezes pensa e erra, foi o caso do Nelsinho, então foi muito negativo pra ele, com certeza também. Eu acredito que não faria. Acredito que não. Acho que eu ia pensar bem, acho que eu não ia conseguir fazer isso.

 

Massa e a Ferrari ainda procuraram tomar as medidas legais para tentar anular o GP de Cingapura de 2008. No entanto, os advogados da equipe italiana desencorajaram a empreitada.

 

– Fomos atrás de um advogado, mas chegou uma hora em que não tinha o que fazer. Tem a regra, a FIA decide. E na verdade, não era a Ferrari que tinha de ir atrás, era a própria federação. Ela tem de fazer tudo certo, pensando em tudo aquilo que aconteceu, no roubo em uma corrida – afirmou.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe