A Paraíba o tempo todo  |

Lewis Hamilton vence corrida e iguala triunfos de Airton Senna

 O resultado desastroso em Cingapura, há uma semana, adiou a vitória que deixaria Lewis Hamilton com o mesmo número de triunfos de Ayrton Senna na Fórmula 1. Mas o inglês não estava disposto a desperdiçar uma nova chance de igualar a importante marca de seu grande ídolo. Neste domingo, o atual campeão deu o bote na largada, desbancou o companheiro Nico Rosberg, pole position, e venceu de forma implacável o GP do Japão, alcançando, enfim, sua 41ª vitória na principal categoria do automobilismo mundial. O local não poderia ser mais apropriado: o circuito de Suzuka, palco dos três títulos de Senna. De quebra, Hamilton ampliou sua vantagem sobre o companheiro Nico Rosberg, segundo colocado, de 41 para 48 pontos. O pódio foi completado por Sebastian Vettel, da Ferari.

– Para mim, estar aqui e disputar uma corrida onde eu costumava ver Ayrton Senna pilotar, e igualar o seu número de vitórias, é algo que parece inacreditável neste momento – comemorou.

 

 O domingo foi difícil para os pilotos brasileiros. Felipe Massa se envolveu em um toque com a RBR de Daniel Ricciardo ainda na largada e precisou voltar aos boxes para trocar um pneu furado. O incidente fez com que o brasileiro voltasse para o fim do grid e terminasse em 17º, à frente apenas dos pilotos da nanica Manor. Apesar de um início de corrida inspirador, quando chegou a ocupar a 11ª posição, Felipe Nasr teve ainda mais azar que o xará da Williams e pediu para abandonar a corrida a três voltas do final, por causa da perda brusca de desempenho em sua Sauber.

Hamilton chega agora aos 277 pontos, enquanto o companheiro Rosberg tem 229 e Vettel soma 218. Bem distante, Raikkonen é o quarto colocado, com 119 pontos. Com o saldo desastroso no Japão, a situação de Massa no campeonato só não se agrava por causa do igualmente negativo resultado de Ricciardo, 15º colocado. O brasileiro, que havia abandonado em Cingapura, se mantém no sexto lugar do Mundial de Pilotos, com 97 pontos, enquanto o australiano da RBR, sétimo do ranking, tem 73. Nasr, por sua vez, segue como 13º, com 17 pontos. A Fórmula 1 parte agora para a Rússia, que recebe a 15ª etapa da temporada no circuito de Sochi, no dia 11 de outubro.

Nico Rosberg desperdiçou a vantagem de ser o pole position logo na largada. O alemão perdeu a liderança para o companheiro Lewis Hamilton e, ainda na primeira volta, foi ultrapassado também pela Ferrari de Sebastian Vettel e a Williams de Valtteri Bottas. O início da corrida foi marcado por um toque entre Daniel Ricciardo e Felipe Massa, que acabou prejudicando a prova de ambos. Após se chocar levemente com a RBR do australiano, o piloto brasileiro escapou da pista, mas conseguiu voltar. Na confusão, o mexicano Sergio Pérez também saiu do traçado e foi com a Force India direto para a brita.

Como resultado do incidente, Massa e Ricciardo tiveram pneus furados e se dirigiram com dificuldade para os boxes. Os dois voltaram para a pista, mas no fundo do pelotão e sem condições de acompanhar os pilotos mais rápidos. O azar de Massa contrastou com o excelente início de corrida do xará Felipe Nasr, que largou em 16º e já na primeira volta era o 13º. O piloto da Sauber começou a ser perseguido pela STR de Max Verstappen, que, mesmo com um carro superior, não conseguia ultrapassá-lo. Antes de ir para os boxes para sua primeira parada, na volta 11, Nasr passou o companheiro Marcus Ericsson, confirmando seu bom ritmo em Suzuka.

Rosberg assumiu a segunda posição quando Vettel e Bottas foram aos boxes, mas os pilotos da Ferrari e da Williams logo retomaram suas posições de fato. Após sua primeira parada, Hamilton conseguiu voltar à frente do tetracampeão mundial, aproveitando a vantagem acumulada durante as 16 primeiras voltas. Enquanto isso, Rosberg pressionou Bottas e impôs uma ultrapassagem ao finlandês, que entrou na mira do conterrâneo Kimi Raikkonen. A essa altura, o destaque da corrida era o russo Daniil Kvyat, que largou dos boxes após sofrer um forte acidente no treino classificatório e já aparecia na 11º posição, brigando por uma vaga na zona de pontuação.

 

G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe