As brasileiras Juliana e Maria Elisa finalmente quebraram o jejum de títulos no Circuito Mundial de vôlei de praia. Apesar de liderarem o ranking da temporada, elas não tinham subido ao lugar mais alto do pódio. Até este domingo, quando venceram o Aberto de Xiamen derrotando na decisão as locais Fan Wang e Yuan Yue por 2 sets a 1, com parciais de 20/22, 21/17 e 15/13.
Na campanha do Circuito Mundial, elas ficaram com a medalha de prata nos Abertos de Fuzhou e Puerto Vallarta, e nos Grand Slams de Berlim e Klagenfurt. No Grand Slam de Haia, as brasileiras acabaram com a medalha de bronze.
"Não tenho palavras para descrever a emoção e felicidade que sentimos neste momento. Este ano foi de amadurecimento para nós e estamos muito preparadas para os dois anos mais difíceis que estão por vir”, disse Maria Elisa, referindo-se à busca da parceria por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.
A medalha de ouro na China ainda praticamente garante às brasileiras o título do Circuito Mundial de 2014. Elas têm 6.740 pontos na liderança do ranking, com 1.080 sobre as compatriotas Ágatha e Bárbara Seixas, donas da segunda colocação. Com quatro eventos ainda a serem jogados, 1.820 pontos estão em disputa.
“É uma emoção grande, de começar um ano jogando o qualifying dos torneios, a Juliana com zero pontos e muitas mudanças nas nossas vidas em tão pouco tempo. Viemos para a China com um único objetivo: sermos campeãs para praticamente garantir o título da temporada 2014", disse Maria Elisa.
Globo.com