A Paraíba o tempo todo  |

Ipatinga e Atlético fazem final inédita

Após muitas polêmicas, acusações, reclamações e diversas discussões, chegou a tão esperada final do Campeonato Mineiro. E diferentemente dos três últimos anos, os dois grandes do estado não se enfrentarão na decisão. Isso porque o Ipatinga, que completa 12 anos em maio, eliminou o Cruzeiro na semifinal vencendo o segundo jogo por 3 a 1, em pleno Mineirão.

O seu adversário será o Atlético-MG, hoje com 102 anos e em busca do seu 40º título estadual. O Galo eliminou o Democrata na semifinal. A primeira partida entre Atlético e Ipatinga será no estádio Ipatingão, no Vale do Aço, neste domingo, às 16 horas (de Brasília).

Sonhando com o seu segundo título do Campeonato Mineiro (o primeiro e único foi em 2005), o Tigre tenta reverter a vantagem do Galo, que pode se beneficiar com dois empates para ser campeão por ter feito melhor campanha na fase inicial da competição. A partida disputada entre as duas equipes na primeira fase do estadual terminou empatada, por 1 a 1, em um duelo bastante equilibrado.

Será uma final inédita e, como de costume nesta edição do Campeonato Mineiro, o foco também estará no trio de arbitragem. Depois de muitas denúncias e da desastrosa atuação do árbitro Ricardo Marques Ribeiro na partida entre Cruzeiro e Ipatinga, no último domingo, quando o Tigre foi muito prejudicado, o presidente da equipe do Vale do Aço, Itair Machado, ameaçou não jogar a final caso fosse escalado árbitro mineiro.

Atendendo à solicitação do Ipatinga, a Federação Mineira de Futebol optou por colocar arbitragem de outro estado na decisão. No sorteio saiu Sálvio Spínola Fagundes Filho, da Fifa e da Federação Paulista de Futebol. Seus assistentes, também de São Paulo, serão Emerson Augusto de Carvalho (Fifa) e Vicente Romano Neto.

O Ipatinga tem dois desfalques para o duelo contra o Atlético. O volante Max Carrasco e o atacante Alessandro, suspensos, não jogam. Seus substitutos devem ser Mateus e Joabe. O esquema do Tigre deverá ser mantido no 3-5-2, com dois volantes no meio-campo, mas o técnico Gilson Kleina pode optar pelo 4-4-2. Preparado, o volante Leanderson quer um time determinado em campo.

"Estamos preparados, todos aqui estão focados e tenho certeza que nós vamos dar tudo para conseguir nosso objetivo. A gente sabe que quem entrar vai estar determinado, ciente do que tem fazer e tenho certeza que quem entrar vai dar conta do recado", observou.

O atacante Danilo, que fez dois gols na vitória sobre o Cruzeiro, está confiante no título, mas alerta que o Tigre ainda não ganhou nada. "Não tem nada ganho, tivemos uma grande atuação contra a equipe do Cruzeiro. Agora é uma decisão de campeonato, o Gilson está preparando a equipe para que nesses dois jogos possamos conquistar o título", afirmou.

Pelo lado do Atlético, a dúvida também está no esquema. A formação 3-5-2, usada nas últimas duas partidas, deu certo e pode ser mantida. Este esquema fortaleceu a marcação e deu mais liberdade para a dupla de ataque formada por Muriqui e Diego Tardelli, que estão começando a se entrosar.

No jogo contra o Sport, na última quarta-feira, o meio-campo atleticano teve os volantes Zé Luis e Correa e o meia Fabiano. Os três podem continuar na equipe titular, mas caso o técnico Wanderley Luxemburgo opte por um time mais ofensivo, ele pode voltar com o meia-atacante Renan Oliveira para a equipe principal e escalar o experiente Junior no meio-campo, com Leandro assumindo a lateral esquerda. Com Renan no time, Luxemburgo voltaria ao tradicional 4-4-2 e o zagueiro paraguaio Benítez iria para o banco de reservas.

O treinador tem dois desfalques: o lateral direito Coelho e o atacante Obina, lesionados. Por outro lado, Luxemburgo poderá contar com o zagueiro Cáceres, recuperado de lesão. No entanto, o defensor, antes titular, deve ficar na reserva, já que os três zagueiros que jogaram nos dois últimos jogos atuaram muito bem.

Confiante em mais um triunfo do Atlético, o meia-atacante Renan Oliveira alerta para as dificuldades que a equipe alvinegra irá encontrar. "(O Ipatinga) é uma equipe que está disputando o título, então a gente tem que tomar cuidado. Sabemos que vai ser difícil, mas temos plenas condições de vencer e conquistar este título", comentou.

O atacante Diego Tardelli, que marcou nove gols na temporada, elogiou o trabalho do treinador, ainda mais agora que o Atlético está "prestes a ser campeão mineiro". "O Wanderley vem passando umas coisas muito boas pra gente. Ele é um cara que chama título, entende de futebol, e muito. Isso faz parte do nosso futebol que ele vem fazendo e por isso que a gente está vivendo um bom momento, com classificação, uma vaga na final, prestes a ser campeão mineiro. Então temos que manter os pés no chão, com bastante humildade", ponderou.

g1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe