Um erro de Nico Rosberg na primeira curva selou a sorte neste diomingo da disputa quase particular da Fórmula 1 atual. Tendo de parar nos boxes após prejuízos ao carro, o alemão deu a vantagem necessária para Lewis Hamilton controlar com extrema segurança a sua liderança e conquistar a vitória no 1º GP da Rússia da história, disputada em Sochi.
Rosberg chegou a ultrapassar Hamilton na largada, mas errou a freagem, passou pela área de escape e teve de devolver a posição. Pior que isso, teve de antecipar a parada nos boxes por conta de rodas travadas. Mesmo assim, recuperou com facilidade as posições e terminou em segundo, garantindo a nona dobradinha a Marcedes.
Valtteri Bottas, completou a corrida em terceiro, enquanto Massa ficou em 11º com uma corrida frustrada de recuperação. Jenson Button foi o quarto, à frente de Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Sergio Pérez, completando a zona de pontuação. Veja como foi a corrida em detalhes.
O resultado garante com antecipação o título inédito de construtores a Mercedes. Na disputa pelo título, Hamilton agora tem 17 pontos de vantagem: 291 a 274. Foi a nona vitória do inglês na temporada. A próxima prova do calendário é o GP dos Estados Unidos, em 2 de novembro.
O primeiro Grande Prêmio da Rússia da história começou já com boa disputa de posições. Nico Rosberg aproveitou a longa reta para ultrapassar Lewis Hamilton e assumir a ponta, mas pagou caro por isso. Como utilizou a área externa da pista para fazer a manobra, precisou devolver a posição. Para tentar fazer a curva, ainda, travou tanto os pneus que foi obrigado a entrar nos boxes já na segunda volta por causa da degradação nos compostos.
Felipe Massa também fez um pit-stop na segunda volta, mas por estratégia. Largando em 18º por causa de problemas em sua Williams no treino, ele iniciou a prova com os pneus médios e foi aos boxes na primeira oportunidade colocar os macios em tática diferente da maioria dos rivais.
Sem concorrência, Hamilton aproveitou a oportunidade e abriu vantagem confortável na ponta em Sochi, deixando para trás o pelotão, movimentado por brigas de posição. Na parte de trás, Massa e Rosberg foram escalando a classificação praticamente juntos. O brasileiro teve problemas para ultrapassar o mexicano Sergio Pérez, na briga pela décima colocação, e viu o alemão da Mercedes disparar.
Hamilton só foi aos boxes na 27ª volta em Sochi e retornou à pista sem nem ter perdido a primeira colocação. No mesmo giro, Massa fez sua segunda parada, novamente para colocar pneus macios, e voltou à prova em 14º, com a missão de escalar o pelotão uma vez mais.
Rosberg coroou uma grande corrida de recuperação na 31ª posição, quando ultrapassou o finlandês Valtteri Bottas para assumir o segundo posto. A distância para Hamilton era grande demais e o britânico concluiu sem sustos a prova na primeira colocação.
Terra