A Paraíba o tempo todo  |

Fortaleza e Botafogo-PB iniciam hoje final inédita da Copa do Nordeste

Final inédita. Após quase cinco meses de competição, chegou a hora da decisão da Copa do Nordeste 2019. A primeira partida acontece na Arena Castelão, onde o time de Rogério Ceni tenta abrir vantagem para o jogo de volta, marcado para quarta-feira (29) que vem, no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). Fortaleza e Botafogo-PB, iniciam nesta quinta-feira (23), a decisão histórica. As duas equipes que vivem boas fases, como o centenário Tricolor do Pici e o Belo, de quase 90 anos de fundação. O confronto final vai colocar frente a frente o dono do melhor ataque – o time cearense – contra a defesa menos vazada do torneio – a da equipe paraibana. Serão dois duelos que prometem acirrar a rivalidade na região.

A final da Copa do Nordeste de 2019 vai colocar frente à frente dois finalistas inéditos. Paraíba e Ceará se igualam a Bahia e Pernambuco como os estados que mais chegaram em finais do Nordestão nos últimos anos. Desde que a Copa do Nordeste voltou a ser disputada, em 2013, os quatro estados decidiram o título três vezes, cada.

Para o duelo de logo mais, Rogério Ceni não vai ter problemas para escalar o tricolor cearense. Dos jogadores que podem atuar na competição regional, todos eles estão disponíveis.

O Tricolor vem embalado de uma vitória no Brasileirão, conquistada na casa da Chapecoense, no último domingo, por 3 a 1. Os autores dos gols, Marcinho (2x) e Osvaldo, inclusive, estão confirmados entre os titulares que vão dar início ao jogo. A única mudança deve ocorrer no gol, já que Felipe Alves tem sido o goleiro do time na Série A, e dará lugar para Marcelo Boeck, que atua nos jogos da Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Do lado botafoguense, foram sete vitórias e três empates até então na Copa do Nordeste. Quem achou que o Belo seria apenas mais um coadjuvante, em seu sexto consecutivo participando do torneio acabou se engando. O time comandado por Evaristo Piza fez uma primeira fase impecável e conseguiu a sua classificação com uma rodada de antecedência.

Os finalistas – Dos sete campeonatos nesse período, o estado conseguiu vencer um, com o Campinense, em 2013. A partir desta quinta-feira, será a vez do Botafogo-PB buscar sua primeira taça no Nordestão e representar a Paraíba numa decisão.

Além do título do Campinense em 2013 e a futura disputa do Belo numa final, na edição deste ano, a Paraíba chegou outra vez no jogo da taça. Foi em 2016, novamente com o Campinense, que acabou se sagrando vice-campeão, depois de perder o título para o Santa Cruz, que àquela altura conseguia a sua primeira “Orelhuda”.

A campanha botafoguense é histórica no torneio. O time acumulou sete triunfos e três empates nos 10 primeiros jogos e chega a final invicto.

 

Em 10 partidas disputadas na Copa do Nordeste, o Fortaleza, dono da segunda melhor campanha do regional, marcou 17 gols. O time, inclusive, tem um dos artilheiros da competição: o atacante Júnior Santos marcou oito gols, dividindo o topo com Gilberto, do já eliminado Bahia.

Prováveis escalações

Fortaleza: Marcelo Boeck, Tinga, Quintero, Roger, Bruno Melo; Paulo Roberto, Dodô, Edinho; Marcinho, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.

Botafogo-PB: Saulo, Israel, Lula, Donato, Fábio Alves; Wellington, Juninho, Marcos Vinicius, Clayton; Dico e Nando. Técnico: Evaristo Piza.

 

PB Agora


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe