Fluminense e Botafogo fazem o clássico carioca pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30, no Engenhão, em um confronto entre duas equipes que buscam a vitória por objetivos distintos na competição.
O time comandado por Abel Braga, que vem embalado após superar o Flamengo por 1 a 0 na semana passada, lidera com 59 pontos e pretende se aproximar cada vez mais da conquista do título. Já o alvinegro carioca quer se reerguer após a derrota de 2 a 0 para o Bahia e, com 40 pontos, tenta manter vivo o sonho de conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores.
As duas equipes se respeitam muito, pois já se enfrentaram cinco vezes no ano, com vantagem do Tricolor. No Campeonato Carioca houve empate por 1 a 1 nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno, vencida pelo Fluminense nos pênaltis, e por 0 a 0 na fase de classificação do segundo turno, a Taça Rio. Na final do Estadual o Tricolor ganhou por 4 a 1 e 1 a 0, erguendo a taça.
Por fim, no primeiro turno do Brasileirão empate por 1 a 1, com Fred anotando para a equipe das Laranjeiras e Andrezinho garantindo a igualdade para os botafoguenses. Com tantos confrontos disputados entre eles, as duas equipes se conhecem bem, tanto que sabem reconhecer os pontos fortes do oponente.
"O Fluminense tem um time de qualidade e não lidera o Campeonato Brasileiro à toa. Sabemos do poderio desse time e de tudo o que teremos que fazer para conquistar os três pontos. Vamos ter que ser eficientes na marcação, além de jogar com muita velocidade e movimentação no ataque", disse o meia Elkeson, que vem atuando de maneira improvisada como atacante.
Pelo lado do Fluminense, os elogios ao Botafogo são ainda mais abundantes. O técnico Abel Braga, por exemplo, coloca o Glorioso como o adversário que mais cria problemas ao seu time.
"Posso dizer que o Botafogo é o adversário que mais nos cria problemas, pois eles conseguem ter uma marcação forte e uma boa movimentação na frente, com os três meias subindo em velocidade e confundindo a nossa marcação. Vamos ter um jogo muito duro pela frente, contra uma equipe muito forte, mas precisamos do resultado positivo", afirmou Abel.
Devido às previstas dificuldades que terão no duelo contra o Bota, os tricolores pediram para a torcida comparecer em peso."Quando a torcida do Fluminense comparece em bom número, a gente joga ainda mais motivado e, por isso mesmo, queremos que eles venham para este clássico contra o Botafogo. Esse apoio que vem da arquibancada com certeza é algo que nos ajuda consideravelmente", comentou o volante Edinho.
Mesmo prevendo dificuldades contra o rival, os botafoguenses acreditam que apenas a vitória interessa."O Botafogo está em um momento que ele precisa de uma sequência positiva para garantir o seu objetivo, que é conquistar a vaga na Copa Libertadores. É por isso que precisamos vencer", opinou o volante Gabriel.
Em termos de escalação, Abel Braga de repetir o time que derrotou o Flamengo,e não contará com o zagueiro Leandro Euzébio, ainda com dores no joelho esquerdo. Assim, Digão permanece como o companheiro de Gum na zaga. Wellingon Nem é a única dúvida, já que não treinou nesta sexta-feira e pode desfalcar o Tricolor das Laranjeiras.
Pelo lado do Botafogo, o volante Renato, recuperado de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, reaparece na vaga de Jadson. Já o uruguaio Lodeiro segue na equipe mais uma vez, pois Fellype Gabriel segue com dores no joelho direito.
FICHA TÉCNICA – FLUMINENSE X BOTAFOGO
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de outubro de 2012 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Rodrigo Correa (RJ) e Ediney Mascarenhas (RJ)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem (Rafael Sóbis) e Fred
Técnico: Abel Braga
BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Andrezinho, Lodeiro e Seedorf; Elkeson
Técnico: Oswaldo de Oliveira
IG