A Paraíba o tempo todo  |

Empenho e dedicação levam gêmeas do karatê de Campina Grande ao Mundial da Itália

O sonho do pódio e da medalha de ouro. Esforço, treino e muita luta. As gêmeas do karatê, Nicoly e Nadiny Agra Ribeiro Araújo, de Campina Grande, na Paraíba, já deram início a temporada 2022 e se preparam para disputar o mundial da categoria que será ocorrerá em outubro, em Veneza, na Itália.

Para chegar ao topo alto do pódio e colocar mais uma medalha no peito, as gêmeas terão que enfrentar uma série de competições ao longo do ano. A rotina será intensa, de luta, preparação e disciplina para conquistar o título mundial, requisitos que não faltam as duas atletas.

O primeiro teste no ano do mundial será dia 13 de março na Copa Bushido em Campina Grande. Depois, entre 8 a 10 de abril elas disputam o Campeonato Brasileiro Ceebk em João Pessoa, e no dia 24 do mesmo mês voltam a lutar, desta vez pela Copa Karatê Kitai na Vila Olímpica Plinio Lemos em Campina Grande.

A maratona de competições segue em setembro com o Campeonato Brasileiro CBK, que será realizado do dia 21 a 25 de setembro em Aracaju. No ano passado, Nicoly foi terceiro lugar nesta competição, enquanto Nadiny também foi terceiro lugar no Kata coletivo.

A principal competição deste  ano, aguardada com muita expectativa, será o Campeonato Mundial IKU que será realizado entre 27 a 30 de Outubro, em Veneza, na Itália. Além delas, outro atleta da academia, o karateca Eduardo Filho, o Dudú, um dos jovens faixa preta do Nordeste, irá competir no Kata que é uma modalidade deste tipo de esportes.

As gêmeas do Karate Nicoly e Nadiny estão com 16 anos, são faixa marrom e têm como treinador o Sensei Jurandir Olimpio da Academia Askaki Karate. Elas atravessam uma excelente fase com várias conquistas em importantes competições. Em uma carreira marcada por vitórias, elas já conquistaram mais de 200 títulos e colecionam medalhas. Aos 12 anos, elas foram medalhistas no Campeonato Brasileiro em Salvador.

No ano passado, as gêmeas campinenses Nicoly e Nadiny conquistaram o título de campeã (Nicoly) e vice (Nadiny) na categoria Kadete (até 50 kg), para atletas de 14 e 15 anos de idade, de faixa marrom a preta, da Copa do Brasil de Karatê Esportivo (CEEBK).

Com o resultado obtido no Rio de Janeiro, as atletas de Campina Grande garantiram vaga para o campeonato Pan-Americano de Karatê que aconteceu em dezembro, em Buenos Aires, na Argentina. Já na categoria Katá para atletas de 14 e 15 anos de idade, Nadiny conseguiu a medalha de Bronze.

Elas venceram muitos Opens Nacionais. Em 2020, as atletas de Campina Grande foram vitoriosas no torneio internacional de Karatê virtual. No torneio internacional, realizado pela Federação Carioca, as  irmãs Nadiny e Nicoly Agra e o garoto Eduardo Filho, também tiveram um desempenho extraordinário.

Os pais das gêmeas do Karatê são os principais incentivadores das meninas. Em contato com o portal PB Agora, o pai, Raniery Araújo, destacou a força de vontade das atletas, que começaram cedo no esporte e tem brilhado nas competições que disputam. Segundo ele, Nicoly e Nadiny começaram a treinar em um projeto social desenvolvido na Vila Olímpica Plínio Lemos, localizada no bairro onde moram, o José Pinheiro, e depois não pararam de lutar. Agora ambas levam o nome da Paraíba para fora das fronteiras do país, trazendo orgulho não apenas para os familiares, mas para todo o estado.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe