A Paraíba o tempo todo  |

Eliminado do Paraibano, Treze agora torce pelo acesso do Sousa na Série D para não ficar sem calendário em 2023

A derrota por 1 x 0 para o Sousa, na repescagem do Campeonato Paraibano, custou muito para o Treze. Além de encerrar a temporada, o Galo corre o risco de ficar sem calendário no segundo semestre do próximo ano. Isso porque, com as classificações para as semifinais do Estadual, Sousa e Nacional de Patos, conquistaram a vaga para a Série D de 2023.

Pelos critérios definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para garantir o acesso dos paraibanos a Série D, os dois primeiros colocados do estadual ganham o direito de representar a Paraíba na 4ª divisão nacional do ano seguinte, a menos que já estejam disputando competições superiores, casos das séries A, B e C do Brasileirão. Se esse for o caso, as vagas vão sendo repassadas para os clubes imediatamente abaixo na classificação geral do campeonato local.

No Paraibano de 2022, Botafogo-PB e Campinense conseguiram suas classificações às semifinais de maneira antecipada, mas, como eles já disputam atualmente a Série C do Brasileiro, não estão pleiteando vagas na Série D de 2023. Assim, a configuração do estadual se desenhou de maneira que o terceiro e o quarto colocados é que representariam a Paraíba na 4ª divisão nacional em 2023.

De acordo com o regulamento do Campeonato Paraibano, terceiro e quarto colocados serão os clubes eliminados nas semifinais. Isso significa dizer que os outros dois semifinalistas, avançando ou não para a decisão, ficarão com essas vagas na Série D do próximo ano. Ou seja, o Sousa — que eliminou o Treze — e o Nacional de Patos — que despachou o São Paulo Crystal — são os donos dessas vaga na 4ª divisão nacional de 2023. Para não ficar sem calendário em 2023, o Treze torce para que o Sousa conquiste o acesso para a Série C, o que abria a vaga para o alvinegro.

Sem mais competições para disputar este ano, o Treze deverá passar nos próximos dias por um processo de desmanche da equipe que disputou o estadual.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe