A Paraíba o tempo todo  |

É comemorado hoje o aniversário de 50 anos do polêmico Gol Mil de Pelé na PB

Hoje está fazendo 50 anos que o Rei do Futebol (Pelé) jogou no Estádio José Américo, no Bairro dos Estados na capital paraibana. Foi no dia 14 de Novembro de 1969, o jogo terminou Santos 3×0 Botafogo PB, com 02 Gols de Pelé. Este jogo ficou conhecido como o polêmico Gol Mil.

Pois bem, segundo os dados, o milésimo gol de Pelé não foi marcado no Rio de Janeiro. Não aconteceu no Dia da Bandeira. Não teve como vítima o goleiro argentino Andrada, do Vasco. O milésimo gol foi anotado em João Pessoa. Ocorreu em 14 de novembro de 1969, cinco dias antes do, injustamente eternizado, jogo do Maracanã. E seu “coadjuvante” foi o goleiro brasileiro Lula, do Botafogo da Paraíba.

O tropeço estatístico compromete toda a história oficial da trajetória esportiva de Edson Arantes do Nascimento, hoje com 78 anos. O erro se deu no ano mais atribulado da carreira do atleta. Em 1959, Pelé marcou 127 gols em 103 jogos -pelo Santos, pelas seleções paulista e brasileira e pelo time das Forças Armadas (ele servia o Exército na época). Entre eles, os disputados na primeira edição do Campeonato Sul-Americano Militar.

O amistoso contra o Botafogo-PB marcava a inauguração do estádio Governador José Américo de Almeida, hoje desativado. O evento foi marcado de última hora. Quase não aconteceu devido a um veto da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que não permitia dois jogos de uma equipe num intervalo inferior a 72 horas. O verdadeiro “gol mil” teve uma única semelhança com o “gol 1.001″, sofrido por Andrada. Também foi de pênalti.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe