A Paraíba o tempo todo  |

Começa Campeonato Paraibano 2019 com dez equipes brigando pelo título

Após muita expectativa, a bola vai rolar. O Campeonato Paraibano 2019 começa neste sábado. São dez times brigando pelo principal título do futebol paraibano. O campeão garante ainda vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2020.  O certame também garante duas vagas na Série D do Brasileiro.

A partida de estreia será entre Botafogo-PB, e Desportiva Perilima às 16h no Estádio Almeidão. O Belo é atual campeão paraibano e briga pelo tricampeonato estadual.

O torcedor botafoguense vai se reencontrar com a equipe após 168 dias desde o último jogo oficial da equipe.

Para a partida, o treinador Evaristo Piza deve repetir a escalação utilizada no coletivo apronte da última quinta-feira, com Saulo, Roniery, Lula, William Goiano e Fábio Alves; Rogério, Carlão e Marcos Aurélio; Clayton, Adalgiso Pitbull e Nando.

Vice campeão  da Segundinha, a Peririla promete um time forte para a competição. A principal atração é o experiente Marcelinho Paraíba, camisa dez do clube. O time que vai a campo é o mesmo que no meio de semana empatou em 0 x 0 com o Sport de Recife. Além de Marcelinho, reforçam a Águia de Campinam o  zagueiro Renato Silva e o goleiro Pantera.

 

O Campeonato Paraibano será representado por clubes de Campina Grande, João Pessoa, Patos, Sousa e Cajazeiras. Disputam o Estadual 2019, o Botafogo, Campinense, Treze, Serrano, Atlético de Cajazeiras, Sousa, Desportiva Perilima, Nacional de Patos e CSP. Os dois clubes estão distribuídos em dois grupos.

BOTAFOGO-PB – Atual bicampeão estadual, o Botafogo-PB busca o tri consecutivo. Para alcançar esse feito, o Belo apostou na manutenção da base do time que por muito pouco não se classificou para a Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado.

 

Mesmo com uma boa espinha dorsal, mantida, o time treinado por Evaristo Piza contratou jogadores como os zagueiros Willian Goiano e Donato, o lateral-direito Roniery, o meia Ronaldo Viana, além dos atacantes Adalgiso Pitbull e Paulo Renê. Um dos destaques do time campeão em 2018, o centroavante Nando, que foi artilheiro do certame estadual, segue no elenco para este ano.

 

Time base: Saulo, Roneiry, Lula, Willian Goiano e Fábio Alves; Rogério, Carlão, Clayton e Marcos Aurélio; Adalgiso Pitbull e Nando (Paulo Renê).

 

TREZE – Há sete anos sem ganhar um título, o Treze renovou o elenco para sair da fila de jejum. O Galo inicia a sua caminhada no Estadual enfrentando o Esporte de Patos, amanhã, no Amigão. Apenas quatro jogadores ficaram do elenco de 2018. São eles o goleiro Mauro Iguatu, o zagueiro Brumati, além dos volantes Coppetti e Elielton.

 

A torcida está otimista, devido os sucessos da pré-temporada. Em sete amistosos, o alvinegro treinado por Maurílio Silva venceu seis, incluindo rival Campinense, e empatou outro, terminando a fase de forma invicta.

 

O Galo deve iniciar o Estadual com Mauro Iguatu; Diego Superti, Brumati, Léo Fioravanti e Patric Calmon; Coppetti, Juninho, Misso e Jean Natal; Marcão e Adailton Bravo.

 

CAMPINENSE – O Campinense reformulou todo o elenco para a temporada 2019. A equipe é treinada por Francisco Diá, que foi bicampeão Paraibano de 2016, quando o mesmo também comandava o Rubro-negro.

A Raposa deve começar o Estadual com  Wagner Coradin, Neilson, Henrique Mattos, Richardson e Cleber; James, Dênis, Dedé e Lopeu; João Paulo e Afonso Júnior.

 

GRÊMIO SERRANO – No ano em que pela primeira vez em 30 anos, o Campeonato Brasileiro pela Quarta Divisão, o Grêmio Serrano garante que montou um time forte para o Estadual.  Atualmente com 30 atletas, o time estreia hoje no Campeonato Paraibano, diante do Atlético de Cajazeiras.

 

O técnico é Luciano Silva, que comandou o time em 2017, ficando em 6º lugar no Paraibano. Ele voltou a treinar o Serrano para a pré-temporada desse ano com o objetivo de manter o calendário no ano que vem.

 

Time base: Rodrigo, Darlan, Weverson, Sandes e Igor; Ferreira, Fernando Guilherme, Diego Furtado e Renato Diniz; Cláudio e Anderson.

 

NACIONAL DE PATOS – Representante de Patos na competição, o Nacional espera fazer um grande campeonato e brigar pelo título. Porém o time deverá ter dificuldade avançar de fase, já que caiu no forte Grupo A, que tem os grandes Botafogo-PB e Treze, o tradicional Sousa, além do Grêmio Serrano.

O time treinado por Índio Ferreira,  estreia diante do CSP,  no estádio José Cavalcanti, em Patos.

 

Time base: Nilton, Romário, Carlão, Wesley e Marcelo Bispo; Mychell, Rico, Birungueta e Celinho; Isaías e Mosquito.

 

 

SOUSA – O Sousa vem forte para o Estadual, e inicia a competição como um dos favoritos ao título. Para isso precisa desbancar Treze e Botafogo-PB no Grupo A do Campeonato Paraibano, se quiser chegar à segunda fase da competição. O Dinossauro chega na disputa sabendo da chance que tem de voltar a disputar a Série D do Brasileirão. Uma das apostas é na experiência do atacante Marcelo Nicácio.

O time comandado por Jazon Vieira e que tem como destaque o atacante Marcelo Nicácio, estreia amanhã diante do Campinense no Marizão.

 

Time base: Murilo, Iran, Ramon, Lucas, Kayke; Dim, Léo Lima, Rafinha, André Beleza; Willian Bersan e Marcelo Nicácio.

 

ATLÉTICO DE CAJAZEIRAS – O Atlético de Cajazeiras também promete fazer bonito na competição. Em um grupo teoricamente mais fácil, resta ao Atlético fazer seu papel em campo, para voltar às semifinais do certame estadual.

 

Apesar de um 2018 irregular, quando disputou o quadrangular do rebaixamento, o Trovão Azul comandado por Fernando Henrique, chega na temporada deste ano embalado por uma boa pré-temporada.

Time base: Fernando Henrique, Michel , Egon, Renan e Jackinha; Romerito, Ferreira, Gabriel Mendes e Marcinho; Soares (Samuel) e Bruno.

 

CSP – O Centro Sportivo Paraibano (CSP) chega ao paraibano com jogadores das categorias de base, inclusive que jogaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Tigre será comandado por Josivaldo Alves, e tem como um trunfo na manga, o atacante Lúcio Curió, que é o principal destaque da equipe na temporada.

 

 

Time base: Wallace, Igor, Anderson, Gilmar e Fábio; Geo, Senegal, Ramon e Leandro; Lúcio Curió e Henrique.

 

 

DESPORTIVA PERILIMA – A Peririma pode se transformar na maior surpresa do Estadual. De volta à elite do Campeonato Paraibano depois de muito tempo, não é mais o time das sordas, mas agora gerida por um grupo de empresários que investiu alto.

 

A Águia de Campina será comandada por Ricardo Campos e aposta na mescla entre velhos medalhões e atletas que estão começando. O principal nome do time é o meia Marcelinho Paraíba, que fez parte do elenco vice-campeão da Segundona.

 

Além de Marcelinho, outras ‘estrelas’ anunciadas foram o goleiro Pantera, que já faturou o Paraibano e a Copa do Nordeste atuando pelo Campinense, além do zagueiro Renato Silva, que passou por gigantes do futebol brasileiro como Flamengo, São Paulo e Vasco da Gama. O time ainda manteve uma base da disputada da Segundona do ano passado.

 

 

Time base: Pantera, Anderson, Bob, Arlan e Junior Lira; Matheus Camargo, Tibério e Nonato; Cezinha, Marcelinho Paraíba e Renatinho.

 

 

ESPORTE DE PATOS – Recém promovido à elite do Campeonato Paraibano, o Esporte de Patos chega animado após conquistar o título da Segundona no ano passado. O Patinho treinado por Washington Lobo, está no Grupo B, que conta ainda com Atlético, CSP, Campinense e Perilima.

 

Time base: Evandrísio, Morcego, Marinho, Thiago Paim e Nino Potiguar; Marcílio, Ivan, Carioca e Felipe Quaresma; Ruan e Carlos Caaporã.

 

Severino Lopes

PB Agora


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe