O técnico do Botafogo-PB, Marcelo Vilar, acredita que o calendário apertado do Campeonato Paraibano de 2014 pode prejudicar o desempenho do time na competição. No entanto, o treinador afirmou que o Belo e as outras equipes que vão participar do Estadual vão ter que se adaptar à situação.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou nesta segunda-feira a tabela da primeira fase do Estadual, sem Botafogo e Treze, que vão participar da Copa do Nordeste e só entram no Paraibano a partir da segunda fase.
– Ainda não vi a tabela. Mas acredito que se tiver partidas com datas muito perto umas das outras pode atrapalhar o Botafogo, sim. Mas não temos o que fazer, apenas nos adaptar ao calendário da melhor forma que pudermos – contou Vilar.
Por causa da Copa do Mundo, que vai ser realizada no Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recomendou às federações estaduais que realizassem suas competições até o mês de abril. Seguindo o que foi proposto pela entidade nacional, a FPF montou o calendário do campeonato.
E parece que a Federação vai ter que quebrar a cabeça para cumprir a regra do Estatuto do Torcedor. De acordo com a tabela da primeira fase, divulgada ontem, há situações em que apenas dois dias separam duas rodadas. No dia 23 de janeiro, por exemplo, vai ser realizada a sexta rodada, e no dia 25, a sétima.
Pela Regra Geral das Competições, as partidas de um time têm que ter um intervalo mínimo de 66 horas entre uma e outra. Mas esse período pode ser diminuído para 44 horas, se as cidades dos jogos tiverem a distancia de 150km. E até o momento a FPF não divulgou os locais dos jogos.
G1PB