Por pbagora.com.br

 

O sorteio da Libertadores colocou o Flamengo em um grupo complicado na Libertadores. Na cidade de Luque, no Paraguai, as bolinhas colocaram o time carioca junto com San Lorenzo, Universidad Catolica e o ganhador 1 da fase eliminatória, que pode ser o Atlético-PR.

 

 

No novo formato da Libertadores, acontecerão três fases preliminares à fase de grupos. Dessa maneira, o Flamengo conhecerá seu terceiro adversário apenas depois desta etapa. Assim sendo, o rival poderá ser Atlético-PR, Millonarios (COL), Universitario de Sucre (BOL), Montevideo Wanderers (URU) ou Universitario (PER).

 

Primeiro time a conhecer seu grupo, o Santos foi colocado junto a Independiente Santa Fe (COL), Sporting Cristal (BOL) e o vencedor 3 da fase eliminatória, podendo ser Universitario de Sucre (BOL), Montevideo Wanderers (URU), Atlético Cerro (URU), Unión Española (CHI) ou o The Strongest (BOL).

 

Entre os brasileiros que já sabem todos seus adversários estão Atlético-MG e Grêmio. O clube mineiro está no grupo G e terá pela frente Libertad (PAR), Godoy Cruz (ARG) e Sport Boys (BOL). Já o time gaúcho caiu na última chave, a 8, com Guaraní (PAR), Zamora (VEN) e Deportivo Iquique (CHI).

 

Campeão brasileiro, o Palmeiras caiu no grupo 5, junto com Peñarol (URU), Jorge Wilstermann e o vencedor 4 da fase preliminar. Os possíveis adversários que podem conseguir a vaga na chave do time paulista são: Carabobo (VEN), Junior Barranquila (COL), Atlético Tucuman (ARG) e El Nacional (EQU).

 

Classificada por ter sido campeã da Copa Sul-Americana, a Chapecoense ficou no grupo 7. Quando seu nome foi sorteado, os presentes na sede da Conmebol passaram a aplaudir a equipe, vítima da tragédia que matou 71 pessoas em Medellín. O time catarinense jogará com Nacional (URU), Lanúns (ARG) e Zulia (VEN).

 

A primeira fase da Libertadores acontecerá entre 23 e 27 de janeiro. Os times brasileiros, no entanto, entram apenas na segunda fase, que será realizada entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro. A fase de grupos começará no dia 7 de março.

 

Uol