Por pbagora.com.br

 Brasil e França têm no futebol uma das rivalidades mais marcantes. Em Copas do Mundo foram três encontros que entraram para a história (com vantagem para os franceses). Nesta quinta-feira, às 17h, no estádio de Saint-Denis, o mesmo da final da Copa de 1998, será escrito o 16º capítulo desse confronto que começou em 1930 e teve seu último encontro em Porto Alegre, em 2011.

 

Nos 15 confrontos anteriores (contando apenas os duelos de seleções principais), foram seis vitórias do Brasil, cinco da França e quatro empates. O Brasil marcou 24 gols e a França, 19. Em torneios Fifa, os franceses levam a melhor, já que além das eliminações brasileiras nas Copas de 1986, 1998 e 2006, também superou o Brasil na Copa das Confederações de 2001. Ao Brasil fica a boa lembrança de 1958.

 

Por causa da rivalidade entre as duas seleções, especialmente depois de 1998, ainda hoje a palavra "revanche" é citada nos encontros. Foi assim em 2011 e 2013, os dois jogos mais recentes. "Queríamos ganhar em 1998, lógico, mas jogar contra um país que está organizando a Copa e com grandes jogadores, é muito complicado. A França não deixaria escapar a vitória em sua casa", lembrou Dunga, técnico da seleção. Ele era o capitão do Brasil na final há quase 17 anos.

 

Dunga também estava em campo na partida de 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, quando o Brasil perdeu por 2 a 0 a final dos Jogos e ficou com a prata. Como a partida não era entre os times principais dos dois países, ela não entra para as estatísticas do confronto, apesar de reforçar a rivalidade de brasileiros e franceses no futebol.

 

IG

 

"Histórico

Reprodução/Wikipedia

Histórico do confronto entre as seleções principais de Brasil e França

 

Notícias relacionadas

Bragantino derrota Corinthians por 2 a 0 fora de casa

O Red Bull Bragantino confirmou a boa fase na Série A do Campeonato Brasileiro e conseguiu a quarta vitória consecutiva ao passar pelo Corinthians por 2 a 0, na noite…

Flamengo mostra interesse e entra na briga pelo paraibano Hulk

O atacante paraibano Hulk pode ser o próximo reforço do Flamengo. O rubro-negro já demonstrou interesse em contar com o futebol do paraibano que deixou o futebol chinês, e pode…